www.arapuams.com.br – Portal de Notícias de Três Lagoas e região
Image default

14° Cavalgada do Arapuá bate recorde de público, com a presença de 4 mil pessoas

Foi em 2005 que tudo começou, a partir de um rodeio, que Angelo Guerreiro teve a ideia de reunir os amigos num encontro de cavaleiros, e assim surgiu a primeira Cavalgada do Distrito de Arapuá, com cerca de 50 pessoas.

Mas com o passar dos anos a festa foi tomando grandes proporções, e neste ano de 2019 bateu o recorde de público com cerca de 4 mil pessoas.

Para atender toda essa gente, Angelo Guerreiro juntamente com a equipe ferraduras, começa a organizar o evento a alguns dias anteriores, e no sábado a grande mobilização com o preparo do almoço tropeiro com 50 voluntários cozinheiros, com cerca de oito horas de muito fogo, e braço para ficar tudo pronto para o grande dia.

Enquanto isso na Estância Tupi Porã no P512, o casal Paulo Sérgio Gagg (59) e Sandra Cristina Ifante Gagg (57), junto com a comunidade organiza o preparo do jantar de sábado e o café do domingo (21), tudo preparado com muito carinho, os convidados são recepcionados com doces, bolos, pães, sucos e um delicioso jantar. No sábado (20), aconteceu o terço em proteção dos participantes da cavalgada e logo após foi servido um delicioso jantar.

No Domingo (21), a 14° Cavalgada do Arapuá se reúne no sitio ao lado da escola P512, cerca de 20 comitivas, com charretes, cavalos, bois, tomam a direção ao Distrito de Arapuá, um percurso de 7 Km, que iniciou as 10h.

Antes da partida uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente ditou as regras para os cavaleiros, evitando assim maus tratos aos animais, não sendo permitido uso de esporas, nem passar do limite de pessoas num animal, tudo fiscalizado pela equipe dos “protetores dos animais”.  

O locutor Arizon, após o café narrou a história de Angelo Guerreiro, que ficou emocionado ao lembrar daquela época, com dificuldade, mas nunca abandonou o resgate do homem do campo, uma motivação aos valores da vida sertaneja, voltada a Deus, à Nossa Senhora Aparecida, à família e aos princípios.

Após percorrer 7Km, a Cavalgada chega ao Distrito de Arapuá, quando passa em frente a igreja São João Batista, o narrador lembra daqueles que nos deixou recentemente, como dona Ladires, Josué Francisco da
Silva, Denir Silva, Palitão, Ademar Bernardo, Zé Preto, Osvaldo Medeiros,
José Batista dos Anjos (Pernambuco) e o jovem Jean Gomes de Souza, que foi homenageado pela Comitiva Quebra Tudo, que carregou uma faixa com os dizeres “Eu lhe asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado , mas já passou da morte para a vida. Jean, você sempre será lembrado em nossos corações”!

Mas a maior comitiva da cavalgada foi a do Zé Baiano, com 53 integrantes, que tem a organização das filhas do , Sirlene e Solange, uma forma de destacar seu pai, muito querido na região, e deixou uma história no Distrito de Arapuá.

Ao meio-dia foi servido o almoço tropeiro com puchero, arroz carreteiro e outras delícias da culinária de comitiva. A banda Marcial Cristo Redentor recebeu a comitiva tocando varias músicas, alegrando o ambiente. Em seguida o grupo os Neto do Katira fizeram apresentação e para encerrar a festa o grupo Otoni tocou o bailão, que levantou poeira pelos apaixonados pela dança.

Todas as comitivas receberam uma lembrança pela participação da 14° Cavalgada do Arapuá, alguns participantes agradeceram ao Angelo Guerreiro, com o som do berrante.

Em seu pronunciamento Angelo Guerreiro, agradeceu a presença de todas as comitivas, há 20 anos atrás nesse pedacinho de chão, onde realizamos diversas festa do peão, com a colaboração do sr. Carlinho Trannin e a família Trannin, e nos confiar este local, a nossa equipe que desde ontem trabalhando incansavelmente na realização deste evento, e nossos colaboradores, que a quatorze anos atrás começamos a realizar a cavalgada com ajuda de sitiantes, fazendeiros, empresários. Não por hoje por ser prefeito, deixo bem esclarecido, que aqui não tem um centavo do poder público, continuamos da mesma forma realizando os eventos com apoio: Itaipava, Supermercado Big Marte, Madeireira Pé de Cedro, Sr. Paulo Gagg/Dona Sandra, Seplan, Grafica Pinduca, Cassado Comunicação, Escola Unideias, Veterinária Casa e Campo, Grupo Neto do Katira. Nossos apoiadores: Deputado Eduardo Rocha, Cerealista Pelisão, nosso muito obrigado, hoje sou cidadão, e aproveito a oportunidade para convidar todos vocês, que no dia 3 de Agosto no Arraia dos Amigos, no Rancho West Country, essa tradição não pode acabar”.

Comitiva Medeiros de Três Lagoas, Os Matutos (20 integrantes), Tio Munico, Cem porcento Copo Cheio (10) Os pioneiros (25), Faustino Pereira, Piraquinha (5), Oito Segundo, Us Cumpanheiros (25), Bruto Rústico e Sistemático, Sem Tipo, Quebra Tudo (20), Irmãos de Três Lagoas, Zé Baiano (58), Serraria (5), Desbagaça Talento, Amigos da Terra, Nossa Senhora Aparecida, Serraria, 512, Netos do Katira, Irabela, Pé na Estrada.

Veja também

Em Três Lagoas, Carro dos Correios é furtado com as provas do Encceja 2019 no bairro Vila Alegre

admin

Carro de Caio Castro capota no Rally dos Sertões em Campo Grande

admin

Mercado é alvo de criminoso e dinheiro de caixa é roubado no bairro Maristela em Três Lagoas

admin

Chuva significativa só em setembro, afirma especialista do Cemtec, veja a meteorologia para Três Lagoas neste domingo

admin

Três Lagoas prepara equipes de 5 Unidades de Saúde para atender até às 19h

admin

Em Três Lagoas, Mesmo com radares desligados, população deve respeitar os limites de velocidade do local

admin