www.arapuams.com.br – Portal de Notícias de Três Lagoas e região
Image default

20 de outubro Dia do Maquinista, parabéns aos profissionais

O Dia do Maquinista é celebrado anualmente em 20 de outubro.

Esta data é uma homenagem aos profissionais responsáveis pela condução dos transportes ferroviários no Brasil.

Também conhecido como Dia do Maquinista Ferroviário, esta data foi oficializada a nível nacional através do Decreto de Lei nº 12.621, de 8 de maio de 2012.

Porém, desde 2002, o Estado de São Paulo já havia oficializado o Dia do Maquinista por via da lei nº 11.048, de 9 de janeiro de 2002.

A escolha do 20 de outubro para celebrar o Dia do Maquinista é uma homenagem à fundação da Associação Dos Maquinistas e Ferroviários de São Paulo (AMAFER), que foi inaugurada em 20 de outubro de 1907.

Infelizmente, o Brasil não conta com uma grande “malha ferroviária”, meio este de transporte que seria de grande auxilio no país, visto a sua imensa dimensão territorial.

O ArapuáMS homenageia os profissionais que já foram moradores do Distrito de Arapuá, e que atualmente está na profissão de Maquinista, e desta forma representam cada profissional.

Fábio Silva dos Santos

Fábio Silva dos Santos, de 37 anos é filho de Dogival Silvestre dos Santos e Maria do Carmo Silva Amaral, morou no Distrito de Arapuá de 1988 a 1990 e de 1994 a 2002. Fábio ficou 2 anos de manobrador de trem, e exerceu 6 anos na profissão de Maquinista, onde entrou em 2009 na empresa ALL, atualmente é líder de tração na empresa RUMO onde está a 3 anos.

Ao ArapuáMS Fabio escreveu “primeiramente agradeço a Deus por ter me dado essa oportunidade de ser ferroviário. Orgulho e satisfação de ser ferroviário, e em fazer parte do desenvolvimento do Brasil, contribuindo com o transporte dos produtos para exportação”.

Adelmicio Oliveira da Silva

Adelmicio Oliveira da Silva de 44 anos, é filho de Antonio Oliveira da Silva e Amarilde Ferreira da Silva, morou no Distrito de Arapuá até 1991, e após foi morar em Três Lagoas.

Trabalhou por 17 anos na Novoeste. Há 3 anos de auxiliar de maquinista na empresa All e rumo, e apartir dai se tornou Maquinista.

Atualmente está morando em Araxá, Minas Gerais, trabalhando de Maquinista por um ano e sete meses na empresa VLI.

Ademilcio nos disse “a profissão de maquinista é muito prazerosa, gratificante. Cada trem que conduzimos é com muito prazer transportar o progresso do nosso Brasil

José Canistro Júnior

José Canistro Júnior, de 35 anos é filho de José Canistro e Expedita Maria Canistro, morou em Arapuá até 2012, onde trabalhava como agente de endemias na Prefeitura Municipal. Em maio de 2013 exerceu a função de auxiliar de maquinista em Água Clara-MS, trabalhando quase 3 meses em Corumba-MS para qualificar na área, após o término do curso ficou trabalhando no trecho de Bauru – Corumbá como auxiliar.

Depois de 1 ano e 3 meses foi chamado a fazer o curso de maquinista para exercer a função em Água Clara e ficou estagiando até ser liberado a exercer a função de maquinista, onde trabalha a 2 anos.

Para Junior “a profissão com ao passar do tempo se torna paixão! E a cada dia, se torna mais gratificante, o dia a dia temos o privilégio de curtir a natureza na janela da locomotiva. O pôr do sol, o contato com a Natureza e o nascer da lua é o que torna a nossa profissão cada dia mais gratificante! E hoje estou aqui mostrando um pouco dessa linda profissão Maquinista ferroviário”!

Mensagem do ArapuáMS aos profissionais

É dia de Maquinista Ferroviário.

Desejo à todos, saúde, força, coragem, prosperidade, vida longa e muito amor pelo que é ser maquinista ferroviário.

Quem é, sempre será… é amor que contagia, é noites sem dormir, é fim de semana que se quer ter e nem sempre é possível, é vida que corre nas veias, misturado com minério e carga geral… é amor além das montanhas e ao nível do mar, é das meninas guerreiras e corajosas que resolveram mostrar que elas também podem ser, e brilhantemente têm mostrado isso.

Abraço à todos, de todas as épocas… do Vapor às de Grandes Tecnologias…

Grandes foram meus mestres nesta arte de conduzir pequenos e gigantescos trens de ferro.

Veja também

Comunicamos o falecimento de Rose Guilardi, companheira do Secretário de Três Lagoas Adriano Kawahata

admin

Vereadores de Três Lagoas aprovam e Sejuvel promoverá competição em quatro modalidades

admin

Em solenidade lotada e emocionante, Câmara de Três Lagoas homenageia Banda Cristo Redentor

admin

Silverado solicita semáforo e recapeamento de vias em Três Lagoas

admin

Campus Três Lagoas do IFMS inaugura usina fotovoltaica

admin

Vice-presidente da ALMS, deputado Eduardo Rocha é homenageado e preside Sessão Solene

admin