Image default

Alunos da Escola AFXT de Arapuá, participam da final da Olimpíada de História em Três Lagoas neste 27 de Junho

Alunos da Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin, estarão neste sábado 27 de Junho, participando da 1ª Olimpíada de História de Três Lagoas, realizada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), na Unidade I, Av. Capitão Olinto Mancini, as 13h.

Olimpíada em História de Três Lagoas, organizada pelo Grupo PET-História da UFMS Campus de Três Lagoas, em parceria com professores do Estado e da rede privada em Três Lagoas, chega na fase final no próximo sábado, dia 27 de junho, quando as equipes classificadas farão a última atividade, sendo esta presencial na UFMS Campus de Três Lagoas, na Unidade I (Av. Capitão Olinto Mancini).

Em todo o mês de junho a OHTL movimentou 273 estudantes, divididos em 91 equipes coordenadas por 26 professores em 18 escolas públicas e privadas. No mês do centenário os alunos e professores envolvidos tiveram a oportunidade de analisar fontes históricas e estudar a história local, a partir de uma perspectiva crítica.

Na grande final, no dia 27, à partir das 13 hs, os professores participarão de oficinas enquanto os estudantes das 32 equipes classificadas farão a última atividade que consistirá em uma redação analítica, com tema voltado para a história de Três Lagoas. O público também assistirá a apresentações culturais, até as 17hs quando acontecerá a premiação dos finalistas.

Nossa torcida será grande para os participantes de cada grupo que estarão levando o nome da Escola AFXT do Distrito de Arapuá. Veja abaixo o nome de cada integrante em sua respectiva equipe.

A professora Aline Bertuci será a responsável pelos trabalhos das equipes The Bertuci’s, Top 3, Mini Historiadores, Infinity, The Three Musketeers e Trio Girl e Nerds.

Equipe The Bertuci’s

Adelson Ferreira e Silva, 9° B

Franciely Cristina Vasconcelos Bezerra, 9° B

Franciele Vitória Santana Lopes ,   9° B

Equipe Trio NERDS

Verônica Larissa Ananias dos Santos   9° B

Ythor da Silva Medeiros,   9° B

Ana Rita Amorim Oliveira,  9° B

Equipe Top 3

Maria Eduarda Cordeiro Galvão da Silva, 8° B

Paolla da Silva Pereira,  8° B

Alice Flávia Rodrigues Bastos,   8° B

Equipe Infinity

Luana Ramos de Frias,  2° A

Fernando Thiago Domingos Ferreira, 2° A

Felipe Henrique Medeiros de Lima,  2° A

Equipe Mini Historiadores

Marcia Cristina Alves Vicente, 2° A

Alysson Roberto Rodrigues,  2° A

Julia Beatriz Ferreira Roceli,  2° A

Equipe The Three Musketeers

Enae Silva Souza, 1° A

Ana Ligia Carvalho Rodrigues, 1° A

Nathalia Campos dos Santos da Silva ,  1° A

Equipe Trio Girls

Ana Carolina Aparecida Pereira de Jesus, 8° B

Mayara Aparecida Meira,   8° B

Priscila Aragão Mamedio, 8° B

O que é a Olimpíada?

Em junho de 2015 o município de Três Lagoas completa 100 anos de emancipação política e administrativa. Mais do que comemorar um aniversário de cem anos, a data deve permitir um olhar crítico para a História local e regional. Uma primeira constatação que salta aos olhos é a ausência de referência da história local e regional nos conteúdos escolares de História nas escolas públicas e privadas. A pouca visibilidade da história local nas escolas leva os alunos, os professores e a população em geral a não valorizarem a memória e o patrimônio cultural em que estão inseridos.

O ano do centenário da emancipação de Três Lagoas é um momento especialmente importante para propor um olhar distinto deste. A “Olimpíada em História de Três Lagoas”, ancorada na experiência da “Olimpíada Nacional em História do Brasil”, pretende ser uma oportunidade de colocar no foco a história local e iniciar o debate sobre a necessidade de se estudar essa história como parte constitutiva da história nacional e mundial.

Por conseguinte, a ação pretende possibilitar aos jovens a compreensão de que a história é feita por pessoas comuns e que, portanto, eles fazem parte desta construção, despertando então uma consciência histórica. Estão convidados os professores e alunos do 8º ao 9º anos do ensino fundamental e do 1º ao 3º anos do ensino médio da rede pública e privada de Três Lagoas.

 

Veja também

Prefeitura de Três Lagoas antecipa primeira parcela do 13º em comemoração ao dia do Servidor Público

admin

Donos de cães e gatos têm neste sábado (20) nova oportunidade de vacinar animaizinhos de estimação

admin

Prefeitura de Três Lagoas realiza Noite Cultural para as famílias de Três Lagoas

admin

CEI Dona “Clementina Carrato” recebe nova pintura e cobertura do pátio

admin

Arapuá e Garcias recebem a Campanha “Meu Bairro Limpo”

admin

Ex-atleta de Três Lagoas Jorginho Corumbaense morre aos 54 anos

admin

Polícia Federal deflagra operação ‘Time Out’ em Três Lagoas e Campo Grande

admin

Bandido morre ao trocar tiros com Força Tática em Três Lagoas

admin

Oito turistas paulistas são presos e atuados em 17 mil pescando com redes, tarrafas e com 127 kg de pescado ilegal

admin