www.arapuams.com.br – Portal de Notícias de Três Lagoas e região
Image default

Alunos que utilizam Transporte Rural em Três Lagoas participam de palestra sobre sexualidade

Palestra faz parte de solicitação do Ministério Público como objetivo de conscientizar alunos usuários do transporte

Dando continuidade a solicitação do Ministério Público, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), de Três Lagoas, realizou na manhã desta quinta-feira (20) a Palestra “Sexualidade na Adolescência, Vulnerabilidade e Prevenção” para aproximadamente 140 alunos do 5º ao 1º ano das Escolas Estaduais “Afonso Pena”, “Dom Aquino” e Escola Municipal “Ramez Tebet” que utilizam o transporte Rural da Cidade.

Segundo a psicóloga do Núcleo de Educação Especial (NUESP), Ludimila Testi Agutoli, as palestras, divididas em quatro temáticas, estão sendo realizadas mensalmente para os alunos que utilizam o transporte rural no sentido de conscientiza-los sobre as boas práticas de ir e vir com segurança dentro do transporte.

“No primeiro mês, abordamos o tema das drogas, hoje abordamos a sexualidade e nos próximos encontros falaremos da importância dos estudos e das boas amizades. Acreditamos que temas como estes são de grande importância para a vida acadêmica e, principalmente, para a vida social”, comentou.

PALESTRA

De acordo com a doutora em Tocoginecologia na Área de Ciências Biomédicas da UNICAMP e Mestre em Saúde Coletiva, Anecy de Fátima Faustino Almeida, “é de grande importância informar os adolescentes sobre o funcionamento do corpo deles e suas atitudes a frente das relações sociais e gerais, porque esta fase é de altíssima vulnerabilidade, por causa de sentimentos de onipotência e da educação machista”, disse.

Ainda segundo Anecy, que também é psicóloga, professora e pesquisadora em Desenvolvimento Humano e Sexualidade na Adolescência, a educação machista começa na infância na vida das meninas e na adolescência na dos meninos. “Nas meninas é quando elas são vestidas, ainda quando bebês e crianças, com roupas adultas e sensuais e os meninos por uma pressão dos outros homens e coerção para uma sexualidade ativa”, explicou.

Veja também

Em Arapuá| Sexta-feira Santa é marcada por caminhada da Via Sacra

admin

Acqualinda, uma realidade para Andradina

admin

Em Arapuá| Sexta-feira Santa é marcada por caminhada da Via Sacra, confira a programação da Semana Santa 2019

admin

Balneário Municipal estará aberto durando o feriado prolongado

admin

Saúde e Assistência Social de Três Lagoas mantêm sistema de plantão na Semana Santa

admin

Três Lagoas prepara-se para a realização do 1º Seminário de Saúde da Criança

admin