Image default

Aneel vai lançar aplicativo para ajudar a entender a conta de luz

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) re-anunciou hoje, que vai lançar nesta terça-feira (13), um aplicativo para aparelhos celulares que vai ajudar o consumidor a entender o cálculo das tarifas de conta de luz. O aplicativo ‘Aneel Consumidor’, visa simplificar o atendimento e dar mais transparência sobre a cobrança das tarifas de energia. Pelo serviço, o consumidor poderá usar simulações interativas para conhecer o funcionamento dos itens que compõem o valor da fatura de energia de clientes residenciais.

“Os cálculos de tarifa disponíveis levam em conta a realidade de cada distribuidora, a ser selecionada pelo usuário, a Bandeira Tarifária em vigor (atualmente, a amarela) mas não incluem impostos como ICMS, PIS/Cofins e taxa de iluminação pública”, informou a Aneel, lembrando que o anúncio do aplicativo foi feito em setembro, durante cerimônia no Palácio do Planalto para assinatura de contratos de concessões de linhas de transmissão de energia.

Na ocasião, o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, disse que por meio do aplicativo o cliente pode acessar os dados da concessionária responsável pelo fornecimento de energia para acompanhar detalhadamente as cobranças que compõem a conta de luz. “Qualquer consumidor poderá acessar a sua conta de luz e saber o que está indo para subsídio, o que está indo para geração, qual a parcela da transmissão, qual a parcela das distribuidoras e qual a parcela de impostos”, disse.

A plataforma facilita ainda o registro e acompanhamento de Solicitações de Ouvidoria (reclamações, sugestões, elogio e denúncias), apresenta orientações sobre os principais procedimentos relacionados ao fornecimento de energia e informações gerais sobre o setor elétrico. O aplicativo estará disponível para os sistemas operacionais Android e IOS.

Veja também

Uso indevido de WhatsApp pode resultar em indenização e prisão

admin

Estudo mostra os trabalhos online que mais cresceram no último trimestre

admin

Em seu site oficial, Nikon anuncia fim das atividades no Brasil

admin

Netflix | Confira os lançamentos da semana (07/09 a 13/09)

admin

Vício no celular desde pequeno põe até a alfabetização em risco

admin

Energia solar é alternativa para preservar meio-ambiente e diminuir valor da conta de luz

admin

Mark Zuckerberg perde US$ 16 bilhões com desvalorização do Facebook

admin

Whatsapp limita encaminhamento de mensagens para combater fake news

admin

WhatsApp confirma falha no recurso “visto por último”

admin