Relatos de ex dependente e palestra de autoridades engajadas no assunto

Na noite do último dia 17 o plenário da Câmara de Vereadores de Três Lagoas esteve lotado, todos interessados no tema ‘O Desafio das Drogas nas Famílias’.

Presentes no plenário várias autoridades e representantes de entidades, como Policia Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar, profissionais da educação, saúde, assistência social, representantes do poder executivo, legislativo e judiciário, além dos estudantes

Audiencia Publica em Três Lagoas (60)
Presidente da Câmara de Três Lagoas, André Bittencourt.

“Esta audiência pública surgiu de uma ida minha a Campo Grande quando estive em conversa com o deputado Eduardo Rocha. Após esta audiência quero criar fóruns debates, sendo mais um degrau  de combate às drogas em nosso município”, disse o propositor da audiência, o vereador e presidente da Câmara de Três Lagoas, André Bittencourt.

Audiencia Publica em Três Lagoas (25)
Pastor Marcelo Pena
Audiencia Publica em Três Lagoas (79)
Procurador de Justiça de Mato Grosso do Sul, Sergio Harfouche

A  palestra iniciou-se com a apresentação do Grupo Desafio Jovem Peniel, que atende atualmente em torno de 50 a 60 recuperandos.  Na oportunidade o pastor Marcelo Pena fez um relato  sobre  os desafios que enfrentou na vida  ao entrar no mundo da criminalidade e consequentemente nas drogas até os dias atuais de sua plena  recuperação e fortalecimento na  vida.

Em seguida a palestra foi com o procurador de Justiça de Mato Grosso do Sul, Sergio Harfouche, que abordou sobre o tráfico  em Mato Grosso do Sul e a importância da família    no combate à droga, principalmente no âmbito escolar. O palestrante Harfouche ainda citou exemplos de uma lei municipal, de Campo Grande, que visa implantar atividades com fins educativos, nas unidades de ensino e ainda deu alguns detalhes do ProCEVE (Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e a Violência Escolar). Também colaborou com a noite o  delegado  de Mato Grosso do Sul, Cleverson Alves, idealizador do projeto ‘Costa Rica Sem Drogas’, baseado no tripé: prevenção, repressão e recuperação.

Delegado  de Mato Grosso do Sul, Cleverson Alves
Delegado de Mato Grosso do Sul, Cleverson Alves

A audiência foi encerrada com a assinatura da Carta de Intenções e com homenagem aos palestrantes.

Foi solicitado ao executivo, através deste documento,  que  seja deliberada a criação da Comissão Civil Antidrogas; apoio à implantação do projeto e  incentivo a demais eventos para a conscientização da sociedade três-lagoense a respeito deste assunto que afeta a saúde, social e segurança pública.