Image default

Benchmarking Ambiental seleciona projetos da CTG Brasil

“Manejo Pesqueiro” e “Espaço Legal” entram para o maior banco digital de práticas de sustentabilidade certificadas e com livre acesso do País

Um dos mais respeitados selos de sustentabilidade do País, o Benchmarking Ambiental Brasil selecionou dois programas da CTG Brasil para sua edição 2018. “Manejo de Peixes da Piscicultura Salto Grande”, por meio do qual a empresa produz 3,6 milhões de alevinos utilizados em suas ações de repovoamento nos rios Paraná e Paranapanema, e a campanha “Espaço Legal”, de incentivo à regularização ambiental de ocupações às bordas de reservatórios hidrelétricos, passarão a integrar o maior banco digital de práticas de sustentabilidade certificadas e com livre acesso na internet.

Criada em 2013, a CTG Brasil em cinco anos de atuação, tornou-se a segunda maior geradora privada do País, com capacidade instalada de 8,27 GM. A companhia administra 17 hidrelétricas e 11 parques eólicos, em 10 estados brasileiros, gerando energia para abastecer cerca de 16 milhões de brasileiros. No Rio Paraná, opera as usinas de Ilha Solteira e Jupiá.

A seleção dos cases inscritos no Programa Benchmarking foi comemorada na empresa. “O Benchmarking Brasil reúne mais de 200 especialistas e ativistas de 25 países para selecionar as boas práticas, certificando e compartilhando esses cases com toda a sociedade. Esse selo de sustentabilidade é mais um importante reconhecimento à nossa atuação ambiental”, comenta o diretor de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da CTG Brasil, Aljan Machado.

Nas 15 edições anteriores, o Benchmaking Brasil certificou mais de 400 projetos de 192 organizações. Além de integrar o banco digital, os cases foram compartilhados em livros, revistas e eventos técnicos, como seminários, fóruns e congressos, alcançando mais de 80 mil pessoas. Os programas da CTG Brasil já selecionados pelo ranking concorrem ainda a uma premiação no dia 28 de junho, em São Paulo, com apresentação dos projetos selecionados e divulgação do Ranking 2018 dos Detentores das Melhores Práticas Socioambientais do Brasil.

MANEJO PESQUEIRO

Ao lado da UHE Salto Grande, no Rio Paranapanema, a CTG Brasil possui uma Estação de Piscicultura onde são realizadas as pesquisas e reproduzidos, por ano, 3,6 milhões de peixes de espécies nativas dos rios Paranapanema e Paraná. Essa produção alimenta o programa de manejo pesqueiro, por meio do qual a empresa realiza o repovoamento dos reservatórios sob a sua administração.

As ações de soltura, ao longo do ano, contemplam os reservatórios do Rio Paranapanema com 1,5 milhão de novos peixes e os do Rio Paraná, com 2,1 milhões. As espécies trabalhadas são importantes para os ecossistemas e têm valor econômico e cultural para as comunidades ribeirinhas. A partir dos locais de soltura, os peixes se deslocam pelos reservatórios e afluentes, contribuindo para a manutenção da biodiversidade e ampliação do estoque pesqueiro na região.

ESPAÇO LEGAL

A campanha promove a regularização de acordo com as leis ambientais brasileiras, para que as atividades desenvolvidas ou pretendidas às margens e nos próprios reservatórios ocorram de maneira regular e ordenada, e não comprometam a natureza e o uso sustentável. O objetivo é conservar um patrimônio natural que é de toda a sociedade.

Além de um serviço de inspeção permanente, que vistoria e orienta pessoas e instituições sobre como proceder, a CTG Brasil elaborou um guia, com linguagem simples, explicando os procedimentos necessários ao processo de regularização, de acordo com os diferentes tipos de uso. O Guia Espaço Legal está disponível para download no endereço www.ctgbr.com.br/gestaopatrimonial.

Veja também

Caminhoneiros se mobilizam para nova paralisação no Brasil

admin

Em Andradina, Lanchonete da Subway fica destruída após incêndio

admin

Em dia de protesto, escolas públicas vazias e avisos na porta

admin

Equipe do Castramóvel de Três Lagoas passará uma semana na região dos Ranchos

admin

Prefeito Angelo Guerreiro entrega reforma e ampliação da Escola Municipal “Gentil Rodrigues Montalvão”

admin

Raio mata 21 cabeças de gado em fazenda de Aparecida do Taboado

admin

Saúde e Meio Ambiente de Três Lagoas comemoram Dia Mundial da Água

admin

Deputado Eduardo Rocha intermedeia reunião de ceramistas com secretário da Sefaz em MS

admin

CTG Brasil solta 110 mil peixes no Rio Paraná

admin