Image default

Câmara de Três Lagoas aprova campanha sobre doenças inflamatórias intestinais

O Plenário aprovou e segue para sanção do prefeito, o projeto de lei nº 29, de autoria do vereador Marcus Bazé, que institui a “Campanha Municipal Maio Roxo – Dia de Conscientização sobre a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa”, no município.

Pela proposta (artigo1º), fica instituída a campanha, anualmente, no dia 19 de maio, tendo em vista ser o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (DII).

Será um trabalho de conscientização junto à população em geral e tem como objetivos alertar e conscientizar toda sobre o que é a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa, suas formas de tratamento, as possíveis causas e a importância do diagnóstico precoce.

De acordo com o artigo 3º, as atividades realizadas poderão ser planejadas e desenvolvidas em conjunto pelo Poder Executivo, Legislativo e outros órgãos e entes públicos e privados relacionados, compreendendo, entre outras, palestras, apresentações, distribuição de panfletos ou cartilhas informativas.

O que são DII

Doença inflamatória intestinal (DII) está relacionada a uma série de condições que envolvem inflamação do sistema digestivo, especialmente o intestino. É uma condição crônica (contínua, que não tem cura, apenas controle) que pode resultar, algumas vezes, em danos irreversíveis à estrutura dos intestinos.

Há dois tipos principais de DII: retocolite ulcerativa e doença de Crohn. Elas afetam partes diferentes do intestino e resultam em sintomas levemente diferentes, porém com grande impacto sobre a vida dos portadores.

Entre os principais sintomas estão diarreia crônica, constipação, fezes com sangue, fístulas perianais, dor abdominal intensa, pus e muco nas fezes, perda de peso, febre e efeito sobre a saúde em geral, com cansaço e mal estar. Também podem apresentar sintomas extra-intestinais, afetando pele e articulações. O tratamento é diferenciado para cada paciente, porém o diagnóstico precoce pode melhorar a qualidade de vida geral.

CCJ

Ainda durante a sessão, foi colocado em pauta e encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, o projeto de lei nº 44, de autoria do vereador professor Flodoaldo, que dispõe sobre a proibição da concessão de alvará e/ou licença para o uso do solo e para o tráfego de veículos em vias públicas, a outorga e o uso de águas, a queima de gases na atmosfera, a vedação da concessão de anuência prévia em licenciamentos e outorgas de água com a finalidade de exploração e/ou exploração dos gases e óleos não convencionais (gás de Xisto, gás Metano Carbonífero e outros) pelos métodos de fratura hidráulica – e refraturamento hidráulico – na esfera da competência municipal, bem como, proíbe a instalação, reforma ou operação de atividades, serviços, empreendimentos e obras de produção, comercialização, transporte, armazenamento, utilização, importação, exportação, destinação final ou temporária de resíduos, ou quaisquer outros produtos usados para o fraturamento ou refraturamento hidráulico, componentes e afins, gás Metano carbonífero e similares, metais pesados e radioativos, em todo o território do município de Três Lagoas, no estado do Mato Grosso Sul, estabelece penalidades e dá outras providências.

No próximo dia 5 de junho, por propositura do vereador Flodoaldo, a Câmara promoverá uma audiência pública, justamente, para debater o impacto na extração do Gás de Xisto, em Três Lagoas, assim como o que é Xisto, riscos, futuro das perfurações e impactos ambientais.

Veja também

Saiba as razões do desembargador que soltou ex-presidente Michel Temer e outros presos na Lava Jato

admin

Repórter ArapuáMS| Ônibus da São Luiz de Três Lagoas perde a roda na BR 262 próximo ao Distrito de Garcias

admin

Policiais Civis da 1ªDelegacia de Três Lagoas recuperam vários aparelhos celulares

admin

Prorrogada em Três Lagoas a data para entrega de documentação comprobatória e realização de exames admissionais de aprovados em concurso público

admin

Unimed Andradina participa de SIPAT na Usina Viralcool

admin

Instalação de Fábrica de celulose em Ribas pode virar realidade

admin

Corrida Suzano Faz Bem arrecada mais de 5 mil quilos de alimentos que irão para entidades de Três Lagoas

admin

Caminhoneiros se mobilizam para nova paralisação no Brasil

admin

Em Andradina, Lanchonete da Subway fica destruída após incêndio

admin