ArapuáNews – Notícias de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil e região
Image default

Campus Três Lagoas do IFMS inaugura usina fotovoltaica

O reitor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Luiz Simão Staszczak, inaugurou nessa segunda-feira, 11, a usina fotovoltaica do Campus Três Lagoas. Composta por cinco módulos capazes de gerar uma economia de até R$ 4 mil reais por mês, a unidade também é utilizada por professores e estudantes para atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Em funcionamento desde abril de 2018, a usina, que recebeu um investimento de cerca de R$ 470 mil para sua instalação, foi oficialmente entregue à comunidade em solenidade realizada na sede do campus.

“Mais do que contribuir para sustentabilidade financeira do campus, já que representa uma economia considerável de energia, a usina permite a difusão tecnológica para a sociedade, com a possibilidade de desenvolvimento de atividades e projetos em parceria com empresas e outras instituições públicas”, avaliou o reitor do IFMS.

Campus Três Lagoas do IFMS inaugura usina fotovoltaica

Campus Três Lagoas do IFMS inaugura usina fotovoltaica
Campus Três Lagoas do IFMS inaugura usina fotovoltaica

Para o diretor-geral do Campus Três Lagoas, Ápio Silva, além da possibilidade de atividades práticas no campus, que oferta cursos nos eixos de Controle e Processos Industriais e Informação e Comunicação, a utilização da energia solar trouxe mais conforto a estudantes e servidores.

“A entrada em funcionamento da usina permitiu a utilização do ar-condicionado em tempo integral por todos que trabalham e estudam no campus. Isto também representa qualidade de vida”, afirmou Ápio.

Motivação – Na avaliação do professor Murilo Frigo, responsável pela coordenação da usina, a presença do equipamento no campus trouxe um aumento no interesse e na motivação dos estudantes para participação em projetos de pesquisa e extensão.

“Mais do que entregar potência e economia, que são mensuráveis, há resultados que não podem ser medidos. Os estudantes estão mais motivados e temos superados barreiras tecnológicas, com o desenvolvimento de cursos, palestras e projetos. Ela entrega muito mais do que quilowatts”, ressaltou.

Fonte: IFMS

Veja também

Cerca de 800 pessoas participaram do projeto Transporte em Ação do SEST SENAT

admin

CAMPANHA: “Adote uma caneca” é iniciada na Prefeitura de Três Lagoas

admin

Em Corumbá, Professora de 44 anos morre atropelada por vagão

admin

Saudoso locutor de rodeios, ‘Curió’ ganha homenagem com nome de rua em Três Lagoas

admin

Ex-Vice Presidente da FETEMS e Professora Elaine de Sá Costa será velada as 20h no Sinted de Três Lagoas

admin

Reporter Arapuá, Acidente entre ônibus e carro é registrado na Avenida Ranulpho em Três Lagoas

admin