Image default

Castramóvel permanece no pátio da Escola “Marlene de Noronha Gonçalves” em Três Lagoas

Em uma semana de atendimento, foram castrados 35 animais, sendo 28 cães e sete gatos

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, desde o dia 31 de julho, portanto, há uma semana, permanece no pátio da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF Professora “Marlene de Noronha Gonçalves”, no Jardim Maristela, onde deverá permanecer até dia 17 (sexta-feira).

Nesta primeira etapa, a unidade móvel de atenção à saúde animal, trailer devidamente equipado para castração de cães e gatos e outros procedimentos, o popularmente denominado “Castramóvel”, vem atendendo a moradores, donos de cães e gatos, dos bairros Jardim Imperial, Jardim das Violetas e Jardim Eldorado e adjacências,

A equipe do Castramóvel, sob a responsabilidade do médico veterinário, coordenador do CCZ, Hugo Nogueira Faria, com a participação de universitários estagiários do curso de Medicina Veterinária das Faculdades AEMS, até esta terça-feira (7), havia castrado 35 animais de estimação, sendo 28 cães e sete gatos.

O atendimento é previamente agendado com os Agentes de Endemias, que visitam periodicamente as residências, ou diretamente com a equipe do Castramóvel, no local onde estiver estacionado, no período da manhã, como explicou o veterinário Hugo Faria.

Foi desse jeito que Antônio Faustino Martins Filho, morador do Jardim das Violetas e dono do “Sultão”, cão de médio porte e sem raça definida, com idade presumida de pouco mais de um ano, agendou o procedimento para sexta-feira (10).

“Esta é uma iniciativa muito boa da Prefeitura de Três Lagoas. Além da melhoria da saúde dos cães e gatos e prevenção de doenças, evita o aumento desordenado de filhotes que, muitas vezes, são abandonados nas ruas e praças”, comentou Antônio Faustino.

“A procura por estes serviços vem sendo tranquila, sem problemas, porque os procedimentos são previamente agendados e as pessoas são também orientadas a como proceder corretamente”, comentou a estudante estagiária de Medicina Veterinária, Caroline Vieira Pedroso Santiago, que veio de Belém (PA) para estudar em Três Lagoas.

Enquanto preenchia a ficha de cadastro do Sultão, a universitária orientava o seu dono quanto aos cuidados de preparação do animal para a castração, como jejum de oito horas e o uso correto da medicação após a cirurgia.

TERMO DE RESPONSABILIDADE

Na inscrição, o dono do animal assina o “Termo de Responsabilidade  Para Castração” do seu cão ou gato, assim como assina um “Protocolo” de orientações recomendadas para o período pré-cirúrgico e pós-cirúrgico.

Como consta no protocolo, os donos de animais, além de receberem gratuitamente a medicação prescrita pelo veterinário, também são orientados quanto à dosagem e duração da medicação.

“Notei que é um serviço sério, competente e com responsabilidade, como a maioria dos meus vizinhos está comentando. Por isso, também resolvi conferir e marcar a castração do Sultão, disse Antônio Faustino.

ETAPAS

Após esta primeira etapa, que se estenderá até dia 17, a equipe do Castramóvel está decidindo permanecer no mesmo local, por mais quatro semanas, mas atendendo, nesta segunda etapa, preferencialmente, aos moradores dos bairros Vila Verde, Samambaia, Flamboyant e Jardim Maristela.

Esta segunda etapa de atendimento do Castramóvel será no período de 20 de agosto a 14 de setembro, quando depois irá deslocar-se para o pátio do Centro de Educação Infantil – CEI Professora Andrea Martinez Tabanez”, no Residencial Novo Oeste, para mais uma etapa.

Nesta que será a 3ª etapa, no CEI Professora “Andrea Martinez Tabanez”, a partir do dia 17 de setembro, a equipe do Castramóvel estará atendendo aos donos de cães e gatos do Residencial Novo Oeste, Residencial Orestinho e Bairro Jardim Carandá.

Na 4ª etapa da programação de ações do Castramóvel, serão atendidos os moradores dos bairros Vila Maria II, ferroviário e Jardim das Hortências, na Escola Municipal Olyntho Mancini, na Vila Haro.

Em data oportuna e mais próxima, estaremos divulgando os locais onde o Castramóvel estará estacionado e quais os bairros que deverão ser atendidos nas próximas etapas.

Veja também

4º Punhos de Aço em Selvíria, confira as imagens

admin

Balneário Municipal de Três Lagoas “Miguel Jorge Tabox” recebe encontro de Jet Skis

admin

Prefeitura de Três Lagoas inicia instalação de novos pontos de ônibus

admin

Defesa Civil e Prefeitura de Três Lagoas participam de simulado de resposta a acidentes químicos

admin

Mesmo com chuva cerca de 500 alunos participaram no sábado dos Jogos Abertos Educacionais da SEMEC

admin

Sindicalistas protestam contra o fim do Ministério do Trabalho e vislumbram grandes prejuízos

admin

Diretoria de Cultura realizará 24ª Edição do Sarau Cultural no dia 21 de novembro

admin

Melhor Idade de Três Lagoas vence Super Liga de Vôlei Adaptado em todas as categorias

admin

Rodeio em Castilho tem final cancelada e termina em confusão

admin