Image default

Cavalgada de Arapuá, uma tradição que chega há 13 anos, confira as imagens

Os organizadores estimam que o número de participantes passem de dois mil

Um dia antes (07), entre temperos, panelas e muito braço para mexer os grandes panelões em alta temperatura e muita fumaça, toda essa dedicação para receber os convidados com aquele delicioso almoço tropeiro, feito com muito carinho pela Associação Sul-Matogrossense de Cultura Sertaneja (SMT), para receber milhares de pessoas na 13ª Cavalgada Sul-Matogrossense de Arapuá.

Há 13 anos atrás Angelo Guerreiro teve a ideia de fazer um encontro de amigos cavaleiros no Distrito. Tudo começou com organização de um humilde rodeio, ao lado da rua Afonso Trannin, e daí surgiu em 2005 a primeira cavalgada, com um início nada fácil, poucas pessoas para ajuda-lo, sem apoio financeiro e sem estrutura alguma, mas mesmo assim não desistiu deste encontro.

Hoje os tempos são outros, a 13ª Cavalgada Sul-Matogrossense de Arapuá, é organizada pela Associação Sul-Matogrossense de Cultura Sertaneja (SMT), criada por Angelo Guerreiro. Uma associação composta por várias pessoas, que angariam fundos para que a festa cada ano seja melhor que a outra.

No sábado (07) o casal Paulo Sérgio Gagg e Sandra Cristina Ifante Gagg, receberam no sitio Tupi Porã, no P512,  participantes da cavalgada e população para um terço em proteção ao evento e logo após foi servido um delicioso jantar para uma média de trezentas pessoas. E lembrando que muitos integrantes da cavalgada estavam a mais de 5 dias alojados em sítios da região do 512, onde os sitiantes os receberam de braços abertos.

Na manhã da cavalgada (08) um farto café da manhã foi servido no sitio do casal aos integrantes da 13ª Cavalgada de Arapuá.

As 10h e 30 min cerca de 200 cavalos e várias charretes, percorrem 7 Km, em direção ao Distrito de Arapuá. Este ano tivemos a participação de 21 comitivas:  Chick Mecanizado; Zé Baiano; 100 Destino; Bruto Rústico e Sistemático; 8 segundos;  Medeiros; Lagoinha; Piraquinha; Transporte Elegante; Nossa Senhora Aparecida; Quebra Tudo; P512; O Pai é Doido; São Domingos, 100% Copo Cheio; Os Matuto, Serraria, Sitio San Diego, Os Cavaleiros Loucos por Cavalos, Pé na Estrada e Amigos por Acaso.

CHEGADA AO DISTRITO

Ao meio dia a Cavalgada chega à rua Adonias A. dos Santos, um momento de meditação, pelas pessoas que se foram, deixando a história marcada no Distrito. O locutor oficial da cavalgada pediu um minuto de silencio, em respeito a essas pessoas, acompanhado pelas comitivas, que em sinal de respeito retiraram o chapéu.

Em seguida a cavalgada continuou pelas seguintes ruas: Alarico Pimentel, José de Ribamar, Afonso Trannin, José Alexandre e MMM, chegando às 13 h no local do evento, no terreno de Carlinhos Trannin que foi cedido gratuitamente ao evento, em frente à praça Municipal José Bernardo Filho, local que recebeu os convidados do evento, para um delicioso almoço tropeiro.

A Banda Marcial Cristo Redentor marcou presença abrilhantando ainda mais o evento.

SEGURANÇA

A Policia Militar esteve no evento, com policias 3º Grupamento da Policia Militar de Arapuá (GPM), com reforço dos policiais do 2º BPM de Três Lagoas e ambulância do Município.

PÚBLICO

Conforme informações da organização do evento, mais de duas mil pessoas participaram do evento, em um dia de muita diversão, mesmo com tanta gente não foi registrado nenhuma ocorrência de briga, com um domingo maravilhoso do começo ao fim.

PREMIAÇÃO

As comitivas participantes recebem um troféu em forma de cavalo e uma placa com o nome do evento.

HOMENAGENS

Várias pessoas que faziam parte da cavalgada foram nos deixando, não podemos esquecer da dona Ladires (Nadir), que nos deixou no ano passado, também do José Baiano, que nesta data faz 5 anos que nos deixou de uma forma trágica, do Palitão  e por último o José Preto, que nos deixou neste ano, e durante o percurso sua mula, veio acompanhando sua filha Izabella, sua inseparável companheira.

Saudoso José Baiano e José Preto são homenageados na 13a Cavalgada de Arapuá

Publicado por Portal de Notícias ArapuáMS em Segunda, 9 de julho de 2018

ENTREVISTAS

Angelo Guerreiro, explicou que a cavalgada de Arapuá,  já se tornou tradição, “que traz pessoas de todas as regiões e cidade vizinhas, um evento de grande importância, onde resgata a raiz do homem do campo, posso dizer a todos que Arapuá mora no meu coração, e que a Cavalgada já se tornou um dos maiores eventos do Distrito de Arapuá. Em 1992, chegue em Arapuá, sendo um dos fundadores da festa do peão. Em 2005 tivemos a primeira cavalgada sul-matogrossense, e hoje estamos finalizando a décima terceira cavalgada, um resgate rural sertanejo, que agrega cultura, contemplando o Distrito com a presença de milhares de pessoas, vindo de diversas regiões. Quero agradecer aos nossos colaboradores, patrocinadores, que sempre confiaram em nossos eventos, e deixar bem claro, esse evento é 100% realizado com patrocínio da Associação SMT Sertaneja Cultural, com nossos colaboradores, patrocinadores, que sem eles não seria possível isso tudo estar acontecendo”, explicou Guerreiro. Assista a entrevista na integra.

Angelo Chaves Guerreiro fala do sucesso da 13a Cavalgada de Arapuá. Organizada pela Associação SMT Cultural Sertaneja

Publicado por Portal de Notícias ArapuáMS em Domingo, 8 de julho de 2018

Para o Vereador Silverado, “é uma satisfação está em mais um evento do Arapuá, fico muito feliz em estar fazendo mais um ano dessa maravilhosa cavalgada de Arapuá, onde podemos ver nossos amigos, mais uma realização da Associação SMT Cultural Sertaneja, com apoio também do Angelo Guerreiro. Confira na integra abaixo”.

Silverado Guerreiro fala sobre a 13a Cavalgada de Arapuá que aconteceu neste domingo (08) de Julho.

Publicado por Portal de Notícias ArapuáMS em Domingo, 8 de julho de 2018

A Secretaria de Turismo da cidade de Cassilândia Nivalda Candeias, “neste ano vamos ter nossa primeira cavalgada, e assim resolvemos vir conhecer a cavalgada de Arapuá, percorremos todo o percurso da Cavalgada, levando várias ideias para ser usadas no evento do Município, quero  agradecer a cordialidade que recebemos no Distrito de Arapuá, parabéns pelo evento, com essa belíssima organização, estou encantada com essa festa”.

13a Cavalgada do Distrito de Arapuá servirá de modelo para o Município de Cassilândia

Publicado por Portal de Notícias ArapuáMS em Domingo, 8 de julho de 2018

Para o sitiante Valdeci de Souza, “um dia muito feliz, com a família toda reunida, familiares de Campinas/SP, ficamos muito felizes com a caloroso acolhimento que recebemos na cavalgada de Arapuá, e fazemos o possível de participar todos os anos desta bonita a festa”.

Sitiante Valdeci de Souza do Assentamento 20 de Março do Distrito de Arapuá do Município de Três Lagoas, fala sobre a 13a Cavalgada de Arapuá.

Publicado por Portal de Notícias ArapuáMS em Domingo, 8 de julho de 2018

A Associação SMT Cultural Sertaneja agradece todas as comitivas, colaboradores e participantes que juntos, contribuíram para a realização de um belo evento. Viva a cultura sertaneja!!!  E em especial as comitivas que se dedicaram a este dia especial em valorização a cultura sertaneja.

VIVA A TRADIÇÃO SERTANEJA!!!!!

Banda Marcial Cristo Redentor na 13a Cavalgada de Arapuá.

Publicado por Portal de Notícias ArapuáMS em Segunda, 9 de julho de 2018

Related posts

Primavera em MS terá temperatura acima de 40º C e muita chuva

admin

Em Vídeo: Rapaz morto em acidente em Vicentina morava em Três Lagoas

admin

Fazendeiro de Arapuá oferece recompensa por gado furtado

admin

Em Três Lagoas| 12 vagas de emprego estão disponíveis nesta segunda-feira (24)

admin

Fibria investe em tecnologia na área florestal

admin

Contêiner cai sobre carreta e mata manobrista em frigorífico da JBS

admin