www.arapuams.com.br – Portal de Notícias de Três Lagoas e região
Image default

CCR MSVia leva oficinas culturais a instituições públicas de MS

Estudantes refletem sobre o futuro utilizando a fotografia como ferramenta de aprendizado e comunicação


A fotografia não serve somente para retratar momentos e realidades, ela também é um instrumento capaz de transformar pessoas e fazê-las enxergar com outros olhos o espaço onde vivem. Ela é arte e educação ao mesmo tempo.

Buscando ampliar a percepção de alunos de instituições públicas em Bandeirantes e Rio Brilhante, no Mato Grosso do Sul, o Ministério da Cidadania e o Instituto CCR apresentam o projeto FotoArte, da ONG ImageMagica, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e com apoio da CCR MSVia, que trabalha com crianças e jovens um olhar mais sensível e empático em relação ao mundo.

Educadores da organização ensinarão técnicas de fotografia para os participantes com a proposta delas serem aplicadas de forma crítica e reflexiva. Parte da aula acontecerá dentro do caminhão da fotografia, no qual os alunos entram em uma grande câmera escura, que simula o interior de uma câmera fotográfica. Após aprenderem sobre a formação das imagens, eles são convidados a fotografar e fazer uma legenda sobre o tema “caminhos para o futuro”, que irão ser expostas na escola ao final do projeto.

Ainda que as oficinas ensinem técnicas fotográficas, elas têm como principal objetivo mudar a forma com que as pessoas se relacionam com essa ferramenta, percebendo o poder que ela tem de transmitir mensagens poderosas ao mundo e mudar realidades.

“O impacto do projeto nas escolas é incrível! No momento da exposição, os alunos percebem o quanto é importante a mensagem que eles passaram em suas fotografias, a importância do que eles pensam e o tamanho do valor da opinião deles dentro da escola”, conta Andreza Portela, coordenadora de projetos educacionais da ImageMagica.

Botando a mão na massa

Com todo esse novo conhecimento em mãos e um celular, cada participante vai fotografar o que representa o futuro para si, utilizando o aplicativo Camino, desenvolvido pela ImageMagica. Eles também produzirão uma legenda sobre o tema. As imagens são impressas e entregues aos novos fotógrafos.

Aprendizado para os professores

Não são só os alunos que aprendem com as oficinas do FotoArte, mas os professores das escolas também. Há também uma ação exclusiva para eles, que são capacitados e aprendem a usar a fotografia como ferramenta de ensino dentro da sala de aula para suas próprias disciplinas.

Hora de levar as ideias ao mundo!

Ao final das oficinas, a escola recebe uma exposição com o material produzido pelos alunos. Ela é construída em formato de lambe-lambe ou varal com todas as imagens criadas e fica aberta para a visitação de toda a comunidade, aumentando o impacto das fotografias e das mensagens criadas.

Serviço:

Escola: E.E. Ernesto Solon Borges
Datas: 23 e 24 de maio de 2019
Endereço: Rua Tiradentes, 379, Centro, Bandeirantes/MS

Escolas: Centro Educacional Criança Esperança 2
Datas: 27 e 28 de maio de 2019
Endereço: Rua Caiuás, 1123, Morada do Sol, Rio Brilhante/MS

Instituto CCR

Completando 5 anos em 2019, o Instituto CCR é uma entidade privada sem fins lucrativos que nasceu com o objetivo de estruturar a gestão de projetos de Responsabilidade Social apoiados há mais de 15 anos pelo Grupo CCR. Por meio do Instituto CCR são viabilizados projetos com recursos próprios da companhia e oriundos de leis de incentivo, com foco prioritário em quatro áreas: Cultura e Esporte; Educação e Cidadania; Meio Ambiente e Segurança Viária; Saúde e Qualidade de Vida. Comprometido com o desenvolvimento sustentável, socioeconômico e cultural nas regiões onde atua, o Grupo CCR se orgulha de ter levado cerca de 600 projetos para mais de 150 cidades no Brasil e no exterior, que, desde 2003, já beneficiaram 10,7 milhões de pessoas com investimentos de R$ 291 milhões em projetos estruturados.

ImageMagica

Fundada pelo fotógrafo André François, a ImageMagica tem como missão promover o desenvolvimento de pessoas utilizando a fotografia como ferramenta de transformação e empoderamento.

A ONG desenvolve ações nas áreas de educação, saúde e cultura, atuando em diferentes causas. Com a convicção de que a transformação começa pelo olhar, a ImageMagica estimula as pessoas a perceberem mais atentamente seu entorno e, com essa reflexão, mudar a si próprias e o ambiente onde vivem. Desde 1995, já foram mais de 370 mil olhares transformados com projetos realizados em 15 países.

Site: www.imagemagica.org
Redes Sociais: www.facebook.com/imagemagicapage / www.instagram.com/imagemagica

Veja também

Justiça Estadual de Paranaíba realiza leilão eletrônico

admin

Ação de saúde na BR-163/MS beneficia 82 pessoas

admin

Confira o balanço da primeira etapa do Programa Governo Presente, realizado na região da Costa Leste!

admin

Governo Presente: Inocência trata de pontes de concreto e asfalto para distrito

admin

Prefeitura de Coxim pede aumento de repasse para hospital e Eduardo Rocha intermedeia reunião

admin

Sindifiscal-MS completa 30 anos e lança projeto para informar a sociedade

admin