www.arapuams.com.br – Portal de Notícias de Três Lagoas e região
Image default

Chuva significativa só em setembro, afirma especialista do Cemtec, veja a meteorologia para Três Lagoas neste domingo

A tão esperada chuva deve ocorrer só no mês de setembro em Mato Grosso do Sul. É o que afirma a especialista em meteorologia, e coordenadora do Centro de Monitoramento de Tempo e do Clima (Cemtec), Francine Rodrigues.

“A data estimada de chuva significativa para o Estado, conforme o modelo de previsão numérica NOAA/EUA (National Oceanic and Atospheric Administration), é entre os dias 7 e 8 de setembro”. Porém nos modelos nacionais oficiais, até dia 30 de agosto, não há indício de chuvas, conforme a especialista. “Apenas nebulosidade significativa no início da semana, porém com predomínio de sol, e zero expectativa de chuvas”, pontua.

Sobre o temporal que atingiu a região de fronteira na última quinta-feira (22.08), provocando queda de arvores, e gerando expectativa de se expandir para as demais regiões, a meteorologista explica que o fenômeno foi isolado. “O Brasil central está sobre predomínio de um sistema anticiclonico a médios níveis, popularmente conhecido como massa de ar seco, que é comum no outono e inverno, e reduz a umidade, elevando as temperaturas, consequentemente, impedindo a formação de chuvas” detalha.

Conforme o monitoramento do Cemtec, o município de Sete Quedas ocupa o topo do ranking da estiagem, e já contabiliza 57 dias sem chuva. Na sequência vem Santa Rita do Pardo, com 49 dias sem chuva, e Corumbá com 48 dias.

Previsão

Para este sábado (24.08) a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de névoa seca e baixa umidade do ar. O tempo segue firme com predomínio de sol em grande parte do Estado, com temperaturas entre 13°C e 38°C. O índice de umidade do ar será de 70% durante a madrugada e pela manhã, porém nos períodos mais quentes do dia ficam na casa dos 20%.

Na Capital, o tempo ficará nublado a claro com névoa seca. E os termômetros podem registrar mínima de 18°C e máxima de 34°C. Confira a previsão para alguns municípios do Estado no mapa.

TRÊS LAGOAS (MS) – No domingo (25), as temperaturas seguem agradáveis e o tempo se mantém estável. No período da manhã, a previsão é de dia ensolarado e até o fim do período, a temperatura deve atingir 24 ºC. No período da tarde, o tempo segue estável, o sol predomina e a temperatura máxima prevista atinge 32 ºC. À noite, a temperatura registra mínima de 23 ºC. A umidade registra aumento expressivo com 80% de máxima e 16% de mínima.

SANTA RITA DO PARDO (MS) – No domingo (25), o clima segue agradável, registrando aumento na umidade e na temperatura. Pela manhã, os termômetros devem registrar 24 ºC. À tarde, a máxima prevista deve anotar 31 ºC e no período da noite, a mínima deve anotar 22 ºC. A umidade relativa do ar registra aumento em relação ao sábado (24); a mínima deve atingir 19% e a máxima de 78%.

INOCÊNCIA (MS) – No domingo (25) o tempo segue estável e ameno. Pela manhã, a temperatura deve anotar 22 ºC. À tarde, os termômetros registram máxima de 30 ºC e à noite, a mínima atinge os 21 ºC. A umidade mínima inspira atenção pois deve anotar 15 ºC e a máxima chega aos 66%.

ÁGUA CLARA-MS – No sábado a mínima será de 20° e máxima de 33°. já no domingo, o calor aperta um pouco mais, com mínima de 20° e máxima de 34°.

Veja também

Consciência Ambiental: Secretaria de Meio Ambiente comemora coleta de quase 31 toneladas de vidro

admin

Atletas de Três Lagoas vencem Jogos Escolares em Corumbá e se classificam para Etapa Nacional em Santa Catarina

admin

Torcedor do Athletico-PR perde parte da mão ao soltar rojão; veja vídeo

admin

Confira o balanço da primeira etapa do Programa Governo Presente, realizado na região da Costa Leste!

admin

Três Lagoas vai receber reservatório de 4 milhões de litros de água tratada

admin

Em Três Lagoas, Com obras, alguns bairros ficam sem água nesta terça (17)

admin