Image default

CTG BRASIL realiza testes de equipamentos de descarga das usinas Jupiá e Ilha Solteira

Procedimento acontece entre os dias 17 e 21 e visa assegurar as condições ideais de operação no período chuvoso

Escoar a água de reservatórios hidrelétricos é um procedimento normal e necessário para controle de nível no período chuvoso. Para verificar os órgãos de descarga (vertedouros, dutos e comportas) das usinas e garantir que eles estão funcionando adequadamente, a CTG Brasil realiza entre os dias 17 e 21 de setembro testes e inspeções nas Usinas Jupiá e Ilha Solteira. Por isso, nesse período, pode haver abertura das comportas.

“É uma preparação importante que antecede o período das chuvas, que vai de novembro a abril. O objetivo é assegurar que os mecanismos e sistemas de descarga das usinas estejam em condições ideais de operação, para quando precisarem ser ativados”, explica César Teodoro, diretor de Operação & Manutenção da CTG Brasil. O diretor reforça, ainda, que o procedimento conta com a coordenação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Ainda no período que antecede a estação chuvosa, a CTG Brasil promoverá reuniões em municípios vizinhos ao complexo Jupiá-Ilha Solteira, para expor a operação das hidrelétricas e reservatórios e explicar o SOSEm (Sistema de Operação em Situação de Emergência) – um conjunto de normas e procedimentos de operação e de manutenção para os períodos de secas e de cheias.

Para atender os moradores da Bacia do Paraná, a CTG Brasil disponibiliza o canal  Telecheia (0800-647 9001), um atendimento telefônico que funciona todos os dias, 24 horas, com informações sobre as vazões do Rio Paraná.

Related posts

IFMS abre inscrições em concurso público para técnicos-administrativos

admin

Grupo de Gestantes participa de curso de Acompanhante de Parto

admin

Campeonato estadual de futebol feminino começa neste fim de semana em Três Lagoas e Campo Grande

admin

12ª edição do “Meu Bairro Limpo” é realizada nesta sexta-feira em quatro bairros de Três Lagoas

admin

Circuito Ciclístico SEST SENAT distribui kits para os participantes neste sábado em Três Lagoas

admin

Pedro Chaves relata projeto para criação de Fundo Nacional de Desenvolvimento Ferroviário

admin