www.arapuams.com.br – Portal de Notícias de Três Lagoas e região
Image default

Defesa Civil do Estado promove capacitação em Três Lagoas

Junto com a equipe local, participam também representantes de Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia e Selvíria

A Secretaria de Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da equipe da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), iniciou curso de “Formação de Cidades e Cidadãos Resilientes”, nas dependências da sede do Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejo) de Três Lagoas, na manhã desta segunda-feira (4).

O curso, sob a responsabilidade do gerente de ensino da CEDEC, coronel João Alves Calixto, tem o objetivo de “habilitar os participantes na formação, estruturação e operacionalização de Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil”.

Junto com os representantes de Três Lagoas, participam também do curso representantes da Defesa Civil de Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia e Selvíria.

O curso está previsto para terminar na sexta-feira (8) com entrega dos certificados que habilitam também os participantes a tomarem conhecimento de como obter recursos para os seus respectivos municípios, para serem usados em projetos e obras de prevenção de desastres.

A terminologia “cidades e cidadãos resilientes”, instituída pela Organização das Nações Unidas – ONU, refere-se às cidades e sua respectiva população, “com capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de desastres”.

O Brasil é hoje o país com maior número de cidades participantes da Campanha Cidades Resilientes e a finalidade desta capacitação é também aumentar “o grau de consciência e compromisso em torno das práticas de desenvolvimento sustentável, como forma de diminuir as vulnerabilidades e propiciar o bem estar e segurança dos cidadãos”.

Junto com o coronel Calixto, a equipe de instrutores da CEDEC é constituída pelo tenente coronel Fábio Santo Coelho Catarineli, major João Sidney Penrabel, tenente Jeferson Aparecido Albuquerque, sargento Luiz Roberto Penrabel e o sargento Lyderson Oursley Francisco, todos da corporação dos Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.

Veja também

Justiça decide que dois terço dos servidores da educação de MS terão que trabalhar segunda (20)

admin

Campeonato incentiva pesque e solte em MS e MT

admin

Impactos da Era Digital no campo

admin

Deputado estadual Eduardo Rocha solicita patrolamento e cascalhamento da MS-312

admin

Mais de 100 pessoas são beneficiadas com ação de saúde na BR-163/MS

admin

Avião monomotor faz pouso de emergência às margens da BR-158

admin