www.arapuams.com.br – Portal de Notícias de Três Lagoas e região
Image default

Departamento de Agronegócio, SEMAGRO e produtores rurais se reúnem para discutir novas regras do Programa de Aquisição de Alimentos

Na tarde da última quinta-feira (05), a equipe do Departamento de Agronegócio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) se reuniu com pequenos produtores rurais e a representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO) para explanar as novas regras de operacionalização do Programa de Aquisição de Alimentos – “PAA”.

O encontro foi proposto pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – AGRAER – e, conforme explicou a engenheira agrônoma da SEMAGRO, Karla Bethânia Ledesma de Nadai, o Programa deixa de ser responsabilidade da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) de Mato Grosso do Sul e passa a ser administrado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura.

“Se antes, 100% do repasse do PAA era feito pela CONAB, agora passará a ser 10% e os 90% restantes de competência das prefeituras. Os núcleos municipais terão mais liberdade para estruturar as normas junto aos produtores”, disse Karla.

O PAA regulamenta a compra e distribuição de hortifrutigranjeiros para atender aos serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). O Programa beneficia, principalmente, pequenos produtores rurais, inseridos na Agricultura Familiar.

O secretário Toniel Fernandes, acompanhou a reunião e disse que a SEMEA poderá dar assistência aos produtores e intermediar o fornecimento de alimentos. “Essa mudança vai exigir adequações, recadastramento e orientações específicas. Quero colocar o Departamento de Agronegócio à disposição de todos os pequenos produtores para auxiliá-los no que for possível, para que continuem a fornecer seus produtos para a Assistência Social”, completou.

Participaram da reunião, o vereador Celso Yamaguti, a diretora de agronegócio, Amanda Pivotto, Cleide Nogueira e Sônia Nogueira Pinto, da AGRAER, Zemar Prado e Silvana Cristina, representando a SMAS, e representantes de associações e assentamentos de Três Lagoas.

Veja também

Consciência Ambiental: Secretaria de Meio Ambiente comemora coleta de quase 31 toneladas de vidro

admin

Três Lagoas vai receber reservatório de 4 milhões de litros de água tratada

admin

Em Três Lagoas, Com obras, alguns bairros ficam sem água nesta terça (17)

admin

Três Lagoas recebe 2ª Reunião Itinerante das Unimeds de Mato Grosso do Sul

admin

CEI Interlagos ouve alunos e trabalha tema “Dinossauros” em sala de aula

admin

Em Três Lagoas, Candidatos e candidatas a Conselheiro Tutelar participam de Audiência Pública de auto apresentação à sociedade

admin