www.arapuams.com.br – Portal de Notícias de Três Lagoas e região
Image default

Dia 11 de Outubro é comemorado a criação de Mato Grosso do Sul

Dia 11 de outubro é feriado no Estado de Mato Grosso do Sul, nessa data é comemorada a criação do Estado, pode ser entendida também, como a independência do Estado, pois antes de surgir o Estado do MS, o território fazia parte do Mato Grosso, ou seja, era um Estado só.

Aquele que não conhece a história da criação do Estado de MS, não deve imaginar que sua implantação passou por diversas dificuldades, pois foi necessário acontecer vários movimentos políticos, sociais, econômicos e culturais para que assim, pudessem conseguir a tão esperada independência.

A estrada de ferro Noroeste do Brasil, que ligava o Estado de São Paulo com Mato Grosso, tornou-se uma das linhas ferroviárias mais importantes da história, pois operava em uma grande extensão, cerca de 1622 quilômetro, no qual realizava ligação entre os dois Estados, dessa forma, teve grande influência no contexto de desenvolvimento e economia.

Em 1921, Campo Grande passou a ser sede da Circunscrição Militar, hoje Comando Militar do Oeste. Em seguida, a cidade foi considerada a capital econômica de Mato Grosso devido à exportação na estação ferroviária

No fim do século XIX, deram início às mobilizações e manifestos em favor da divisão do MT, quando já era considerado uma causa perdida, o movimento ganhou força com o regionalismo sul-mato-grossense, porém, as lideranças políticas à época asseguram o desmembramento do Mato Grosso.

O movimento separatista pode ser dividido em quatro grandes fases que acompanham a evolução histórica do Estado no período republicano.

A primeira fase, de 1889-1930, é marcada pela formação das oligarquias sul-mato-grossense que lutam pelo reconhecimento da posse da terra, fazendo oposição aos privilégios do monopólio da exploração da erva-mate, principal base da economia à época.

A segunda fase, de 1930-1945, é o período em que o movimento começa a se organizar. As lutas armadas, gradativamente, são substituídas por pressões políticas junto ao governo federal. Em 1932, os sul-mato-grossenses aliam-se aos paulistas e lutam na Revolução Constitucionalista.

A terceira fase vai de 1945 a 1964. Após a deposição de Getúlio Vargas, o novo presidente da República é o General Eurico Gaspar Dutra, que era mato-grossense da cidade de Cuiabá. Ele adota uma política de redemocratização do país, a qual reforça a política de integração nacional que incentiva a manutenção da unidade estadual.

A quarta fase é de 1964-1977. O golpe de 31 de março de 1964 põe fim a um período de democracia e inicia um regime militar autoritário. Os militares, buscando um maior controle dos problemas da sociedade, adotam a política do desenvolvimento com segurança, o que permitiu a criação de programas que facilitam o desenvolvimento de alguns Estados, entre eles Mato Grosso. Nesse período, os políticos divisionistas aproximam-se dos militares o que lhes permite tomar parte de algumas comissões que estudam (secretamente) as potencialidades políticas que impediam a divisão de Mato Grosso.

A decisão de desmembrar Mato Grosso e criar Mato Grosso do Sul foi tomada em abril de 1977 pelo terceiro presidente do regime militar, Ernesto Geisel, seis meses antes da assinatura da Lei Complementar nº 31, em 11 de outubro. Entre as justificativas para o desmembramento estava a dificuldade de administrar Mato Grosso porque a área era muito extensa. O relevo e as peculiaridades biológicas também foram levados em conta.

A lei foi assinada pelo presidente Ernesto Geisei no dia 11 de outubro de 1977 e publicada no Diário Oficial do dia seguinte.

Mato Grosso tinha à época 93 municípios e 1.231.549 quilômetros quadrados. A lei dividiu o Estado e deixou Mato Grosso com 38 municípios e Mato Grosso do Sul com 55. Apesar de ter menos municípios, Mato Grosso ficou com a maior área: 901.420 quilômetros quadrados

Veja também

Macacos encontrados mortos em MS foram envenenados por chumbinho; polícia ainda não identificou suspeitos

admin

Em MS, Pai registra boletim de ocorrência após filho não ser autorizado a usar o banheiro da escola e defecar na roupa

admin

Garotinha de 7 anos faz campanha de Natal para crianças internadas no HU

admin

IFMS registra mais de 4 mil candidatos para Exame de Seleção

admin

Governo promove leilão com 10 lotes de mobiliário

admin

João Batista Pontes morre após ser prensado por rolo compactador

admin