ELEKTRO ESCLARECE DÚVIDAS DE CLIENTES SOBRE A PODA DE ÁRVORES

A Elektro recebe constantemente mensagens com dúvidas de consumidores sobre a poda de árvores em Três Lagoas. A lei Municipal  n. 2.277/2008, publicada em 02 de julho de 2008,  determina que a poda de árvores no município seja feita pela Prefeitura e pela população. É o caso de árvores ornamentais em calçadas, jardins e avenidas, e daquelas tombadas pelo patrimônio público. A interferência de árvores na rede elétrica  pode ser evitada com planejamento dos municípios e plantio de espécies apropriadas para a área urbana, de modo que não alcancem a altura da rede elétrica. Para isso, a Elektro disponibiliza um guia de arborização urbana:

https://www.elektro.com.br/sua-casa/importancia-da-poda-de-arvores

O contato das árvores com a rede elétrica pode trazer consequências sérias como:​

• Vazamentos de corrente elétrica da rede para o solo (por meio das árvores), podendo inclusive atingir pedestres, principalmente em caso de chuvas.

• Risco de curto-circuito, com interrupção de energia, danos em aparelhos elétricos das residências e desligamento da iluminação pública.

A foto, abaixo, retrata uma situação comum em Três Lagoas. Não permita que a árvore em frente a sua casa se aproxime da rede elétrica, informe a Prefeitura.

Árvore próxima à fiação e a principal causa de queda de energia em Três Lagoas
Árvore próxima à fiação e a principal causa de queda de energia em Três Lagoas
Importância da poda de árvores

A convivência satisfatória entre as árvores e a rede elétrica depende da execução periódica de podas dos galhos, a fim de diminuir as interrupções no fornecimento de energia elétrica.

A poda é uma atividade necessária e importante, porque evita:

  • curto-circuito em redes aéreas
  • interrupção no fornecimento de energia
  • queima de eletrodomésticos
  • riscos para os pedestres
  • perda de eficiência da iluminação pública
  • rompimento de cabos condutores da rede elétrica

A prefeitura de sua cidade é a responsável pela poda de árvores urbanas, cabendo-lhe legislar sobre arborização urbana.

Esses serviços também podem ser realizados por qualquer profissional devidamente capacitado, que domine técnicas apropriadas para realizar tais intervenções, normalmente autorizado pela prefeitura.

A realização inadequada de podas em árvores próximas à rede elétrica pode oferecer risco à sua vida. Procure sempre um profissional especializado. Caso ele identifique riscos de choque elétrico, entre em contato com a Elektro e solicite o desligamento temporário da energia para a execução dessa atividade.

Guia Elektro de manejo de arborização
Com a finalidade de destacar a importância da arborização das vias públicas e sua convivência harmoniosa com os diversos equipamentos urbanos e com a rede de distribuição de energia elétrica, foi elaborado o “Guia Elektro de manejo de arborização”. O guia enfatiza a questão da poda urbana, destacando que a mesma deve ser realizada por profissionais capacitados, com técnicas adequadas que respeitem o meio ambiente.