Image default

Em 20 dias Arapuá terá internet 4.5 G

A reportagem do ArapuáMS esteve conversando com os técnicos da operadora Claro, que está fazendo a troca do sistema da torre que fica na rua José Alexandre, no centro do Distrito, onde tinha o velho 2G (GSM), será substituto pelo recém lançado 4.5 G, com alta velocidade de internet.

Conforme os técnicos a nova tecnologia deverá chegar a um raio de 15 quilômetros, atingindo diversas região em torno do Distrito de Arapuá, e com uma média de 20 dias o novo sistema já estará nos celulares de seus clientes.  Mas vale salientar que a tecnologia 4.5 G, o aparelho do celular tem que ser atual, que aparelhos antigos não vai reconhecer a novo tecnologia.

A empresa Claro é a principal do Distrito de Arapuá, que desde seu lançamento, deu a oportunidade dos moradores incluir o telefone móvel em suas vidas, levando a comunicação em sítios e fazendas da região.

Mais um avanço para o Distrito de Arapuá, onde o portal de noticias ArapuaMS é o primeiro a divulgar a notícia.


Qual a diferença entre 4G, 4.5G, 4G+ e 5G?

São muitas as siglas que determinam a internet que utilizamos nos dispositivos móveis. Além do 2G, 3G e 4G, agora as operadoras vêm falando em 4G+, 4.5G, e por aí vai. Mas, na prática, qual a diferença entre cada uma dessas coberturas de internet?

Primeiramente, vale ressaltar que cada G representa uma nova geração de internet móvel disponível. Quanto maior o número, mais rápida e eficiente é a internet. Isso também está relacionado com a faixa de frequência pela qual o sinal é distribuído: o 2G é enviado por faixas distintas das do 3G, por exemplo.

E o que é LTE?

LTE, ou Long Term Evolution, é um padrão de redes de comunicação. Aqui no Brasil, LTE é a mesma coisa que 4G. A diferença se dá no exterior. Nos Estados Unidos, por exemplo, as redes HSPA+ é que são chamadas de 4G. Aqui, essas redes são conhecidas por 3G+. Em território norte-americano, o nosso 4G se chama 4G LTE. Por aqui, não vale a pena a confusão: 4G e LTE são sinônimos.

4G+ e 4.5G

Antes da chegada do 5G, algumas operadoras já vêm falando em redes melhores que o 4G. A Claro, por exemplo, anunciou o 4.5G, enquanto a Vivo tem vendido o 4G+. Afinal, o que essas redes têm de diferente do 4G comum?

O comercial 4G+ é sinônimo da tecnologia LTE Advanced. Essa tecnologia funciona da mesma forma que o 4G, mas com uma frequência a mais. O celular se conecta, ao mesmo tempo, em mais de uma faixa de espectro, aumentando a capacidade de transferência de dados entre o dispositivo e a antena da operadora. É como se caminhasse por duas estradas ao mesmo tempo: dá para levar mais informação em menos tempo.

Para isso funcionar, é preciso que o smartphone tenha suporte a essa tecnologia. Além disso, a própria operadora precisa habilitar a função: frequências livres não significam, necessariamente, que o 4G pule para o 4G+.

e a transmissão combinar não só duas faixas de frequência, mas três ao mesmo tempo, estamos falando do 4.5G. É como se fosse um 4G+ melhorado, e faz referência à tecnologia LTE Advanced Pro.

Além de usar mais faixas, o 4.5G também utiliza 4 antenas de transmissão e 4 de recepção, tornando a capilaridade maior e, portanto, a velocidade mais rápida. Por enquanto, a cobertura de 4.5G é restrita a poucas cidades do Brasil.

E quando o 5G vai chegar?

  • O Snapdragon 845 trará a conexão rápida 5G aos smartphones Android

Agora, a tecnologia 5G ainda está distante de se tornar realidade; as primeiras aplicações carregando suporte para o 5G devem chegar só em 2019. Mas, com tanta tecnologia e velocidade sendo moldada em cima do 4G, o 5G é tão necessário assim?

  • Por que o 5G é tão importante para a Internet das Coisas?

Para nossas vidas normais, ou seja, para o uso em celulares, a resposta é não. O 5G vai trazer mais velocidade e permitir mais dispositivos conectados, e é justamente esse o seu objetivo. A nova tecnologia deve vir para conectar cada vez mais aparelhos, como carros, câmeras e eletrodomésticos, mas não smartphones. O 5G está muito mais relacionado com a Internet das Coisas do que com os dados que utilizamos em nossos celulares.

Related posts

Primavera em MS terá temperatura acima de 40º C e muita chuva

admin

Em Vídeo: Rapaz morto em acidente em Vicentina morava em Três Lagoas

admin

Fazendeiro de Arapuá oferece recompensa por gado furtado

admin

Em Três Lagoas| 12 vagas de emprego estão disponíveis nesta segunda-feira (24)

admin

Fibria investe em tecnologia na área florestal

admin

Contêiner cai sobre carreta e mata manobrista em frigorífico da JBS

admin