QUINTA-FEIRA SANTA

Na quinta-feira Santa (29) de Março aconteceu as 19h na Igreja São João Batista a missa do Lava pés.

É o dia da Última Ceia de Jesus Cristo com Seus Apóstolos, onde Jesus humildemente lavou os pés dos Seus 12 discípulos. É no momento do lava-pés que Judas Iscariotes sai, para entregar Jesus em troca das 30 moedas de prata (Jo 13,1-15). Foi aqui, que Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu o Santo Sacrifício como Sua eterna memória, e em Seu último discurso, encorajou os discípulos a amarem-se uns aos outros. Depois Jesus dirigiu-se ao monte de Getsêmani, tomou Consigo três discípulos, e começou a Sua agonia nos jardins, onde foi preso pelos judeus.

É nesta noite que Jesus é preso, interrogado e ao amanhecer de sexta-feira, açoitado e condenado. A Igreja inicia a vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite.

SEXTA-FEIRA SANTA

Os cristãos do Distrito de Arapuá, levantaram na madrugada de 30 de Março, para a 5ª Caminhada da Via Sacra que iniciou as 4h30min, na Igreja São João Batista de Arapuá até a Nossa Senhora Aparecida da comunidade Serraria.

Como vem acontecendo em vários anos, em 2018 não foi diferente, os católicos do Distrito, pularam cedo na madrugada da Sexta-feira da paixão, as 4h da manhã do dia (30), dezenas de fiéis, saíram da Igreja São João Batista de Arapuá com destino à Capela Nossa Senhora Aparecida da comunidade Serraria, num percurso de quase 6,5 quilômetros, com quase 3 horas de duração.

Durante o percurso os fiéis paravam em determinado ponto, fazendo a passagem da via sacra, com muita oração, em devoção a Jesus Cristo, que morreu por nós.

Relembra o dia em que Nosso Senhor Jesus Cristo é crucificado (após sua prisão, Jesus é julgado e açoitado; recebe a coroa de espinhos na cabeça; é levado à presença de Pilatos, e depois de condenado, carrega a Sua própria cruz até ao monte Calvário; ao meio-dia é crucificado entre dois ladrões e por volta das três da tarde, Jesus morreu… o Seu corpo foi depois retirado da cruz e colocado num sepulcro cavado na rocha.

Neste dia, é praticado o jejum e a abstinência da carne, em sinal de penitência e respeito pela morte de Jesus Cristo.

E as 15 horas o beijo na Cruz.

SÁBADO DE ALELUIA

No sábado (15), as 19 horas, aconteceu a Missa da Celebração Pascal, na Igreja São João Batista.

Jesus permanece no sepulcro. Na Vigília Pascal, os fiéis ainda estão à espera, na esperança da ressurreição. Neste dia, inicia-se a Vigília Pascal, ao final do dia, e termina com o amanhecer da Páscoa.

DOMINGO DE PÁSCOA

E no Domingo de Páscoa (16), as 8h da manhã, aconteceu a missa de Páscoa.

Dia da ressurreição, onde Jesus se levanta de Sua sepultura e vence a morte. É o dia do grande milagre! O dia em que Cristo volta à vida através da Sua Ressurreição de entre os mortos. É o dia em que se celebra a Vida, o Amor e a Misericórdia de Deus.