Image default

Em Arapuá| Católicos celebram Via Sacra com Caminhada e Missas

QUINTA-FEIRA SANTA

Na quinta-feira Santa (29) de Março aconteceu as 19h na Igreja São João Batista a missa do Lava pés.

É o dia da Última Ceia de Jesus Cristo com Seus Apóstolos, onde Jesus humildemente lavou os pés dos Seus 12 discípulos. É no momento do lava-pés que Judas Iscariotes sai, para entregar Jesus em troca das 30 moedas de prata (Jo 13,1-15). Foi aqui, que Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu o Santo Sacrifício como Sua eterna memória, e em Seu último discurso, encorajou os discípulos a amarem-se uns aos outros. Depois Jesus dirigiu-se ao monte de Getsêmani, tomou Consigo três discípulos, e começou a Sua agonia nos jardins, onde foi preso pelos judeus.

É nesta noite que Jesus é preso, interrogado e ao amanhecer de sexta-feira, açoitado e condenado. A Igreja inicia a vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite.

SEXTA-FEIRA SANTA

Os cristãos do Distrito de Arapuá, levantaram na madrugada de 30 de Março, para a 5ª Caminhada da Via Sacra que iniciou as 4h30min, na Igreja São João Batista de Arapuá até a Nossa Senhora Aparecida da comunidade Serraria.

Como vem acontecendo em vários anos, em 2018 não foi diferente, os católicos do Distrito, pularam cedo na madrugada da Sexta-feira da paixão, as 4h da manhã do dia (30), dezenas de fiéis, saíram da Igreja São João Batista de Arapuá com destino à Capela Nossa Senhora Aparecida da comunidade Serraria, num percurso de quase 6,5 quilômetros, com quase 3 horas de duração.

Durante o percurso os fiéis paravam em determinado ponto, fazendo a passagem da via sacra, com muita oração, em devoção a Jesus Cristo, que morreu por nós.

Relembra o dia em que Nosso Senhor Jesus Cristo é crucificado (após sua prisão, Jesus é julgado e açoitado; recebe a coroa de espinhos na cabeça; é levado à presença de Pilatos, e depois de condenado, carrega a Sua própria cruz até ao monte Calvário; ao meio-dia é crucificado entre dois ladrões e por volta das três da tarde, Jesus morreu… o Seu corpo foi depois retirado da cruz e colocado num sepulcro cavado na rocha.

Neste dia, é praticado o jejum e a abstinência da carne, em sinal de penitência e respeito pela morte de Jesus Cristo.

E as 15 horas o beijo na Cruz.

SÁBADO DE ALELUIA

No sábado (15), as 19 horas, aconteceu a Missa da Celebração Pascal, na Igreja São João Batista.

Jesus permanece no sepulcro. Na Vigília Pascal, os fiéis ainda estão à espera, na esperança da ressurreição. Neste dia, inicia-se a Vigília Pascal, ao final do dia, e termina com o amanhecer da Páscoa.

DOMINGO DE PÁSCOA

E no Domingo de Páscoa (16), as 8h da manhã, aconteceu a missa de Páscoa.

Dia da ressurreição, onde Jesus se levanta de Sua sepultura e vence a morte. É o dia do grande milagre! O dia em que Cristo volta à vida através da Sua Ressurreição de entre os mortos. É o dia em que se celebra a Vida, o Amor e a Misericórdia de Deus.

Veja também

Prefeitura de Três Lagoas antecipa primeira parcela do 13º em comemoração ao dia do Servidor Público

admin

Donos de cães e gatos têm neste sábado (20) nova oportunidade de vacinar animaizinhos de estimação

admin

Prefeitura de Três Lagoas realiza Noite Cultural para as famílias de Três Lagoas

admin

CEI Dona “Clementina Carrato” recebe nova pintura e cobertura do pátio

admin

Arapuá e Garcias recebem a Campanha “Meu Bairro Limpo”

admin

Ex-atleta de Três Lagoas Jorginho Corumbaense morre aos 54 anos

admin

Polícia Federal deflagra operação ‘Time Out’ em Três Lagoas e Campo Grande

admin

Bandido morre ao trocar tiros com Força Tática em Três Lagoas

admin

Oito turistas paulistas são presos e atuados em 17 mil pescando com redes, tarrafas e com 127 kg de pescado ilegal

admin