www.arapuams.com.br – Portal de Notícias de Três Lagoas e região
Image default

Em Arapuá, CCZ realiza exames em cães para diagnóstico de leishmaniose

Os moradores do Distrito de Arapuá receberam a visita de uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Diretoria de Vigilância e Saneamento, que realizou a coleta de amostras de sangue de cães para controle e diagnóstico de leishmaniose, nesta quinta-feira (02).

No total foram coletadas 26 amostras de sangue de cães de diversos tamanhos. Durante o teste rápido, três amostras deram resultado positivo da doença, porém ainda serão submetidas ao exame denominado de “Elisa” que é um teste imunenzimático que permite a detecção de anticorpos específicos.

Além das coletas, a equipe também distribuiu panfletos para a população local sobre profilaxia de leishmaniose canina, orientou os donos dos pets sobre a posse responsável e sobre identificação e prevenção de animais peçonhentos. “Fizemos esse trabalho a pedido da população local e de Agentes de Saúde, pois havia um caso suspeito que, após exame foi descartado”, finalizou Everton.

AÇÕES

No primeiro trimestre de 2019, o CCZ realizou 843 visitas (orientações e coleta) a imóveis de Três Lagoas e, desse total, coletou 609 amostras de sangue para análise que resultaram em 207 confirmações da leishmaniose canina. “Após o diagnóstico, o proprietário tem o direito de assumir a responsabilidade pelo animal e realizar um novo exame por clínica particular ou iniciar um tratamento”, explicou Everton Otoni, responsável pelo CCZ.

POPULAÇÃO ANIMAL

Um ponto importante a se destacar é que, de acordo com o último Censo Animal, realizado em 2017, Três Lagoas conta com uma média de 12 mil cães e cerca de 3,5 mil gatos. “Temos uma população animal relativamente grande e isso reforça a necessidade da conscientização das pessoas sobre a posse responsável, pois ter um pet não significa apenas alimentar, mas dar carinho e, acima de tudo, dar assistência veterinária, com vacinas em dia e outros procedimentos necessários para o bem estar dele e da família que o acolhe”, comentou a diretora de Vigilância em Saúde e Saneamento, Georgia Medeiros.

Veja também

Em Água Clara, Deputado Eduardo Rocha participa da 4º Cavalgada Solidária

admin

Em Três Lagoas, Cadastro e requisição para adquirir mudas de árvores passam a ser feitos no Viveiro Municipal

admin

Motorista embriagado é preso após provocar acidente em Três Lagoas

admin

Artesãos elogiam valorização da gestão atual no segundo dia da 31ª Festa do Folclore de Três Lagoas

admin

4ª Cavalgada Solidária de Água Clara acontece neste domingo (18)

admin

Em Três Lagoas, Audiência Pública apresenta políticas contra o feminicídio

admin