Em Arapuá, motociclista atropela morador no centro do Distrito

Em Arapuá, motociclista atropela morador no centro do Distrito

Foto:Local do Acidente na Rua Afonso Trannin

No último sábado (16), aconteceu um acidente na Rua Afonso Trannin, ao lado da igreja Nossa Senhora Aparecida, envolvendo um motociclista de um assentamento e o morador do Distrito.

Max estaria indo pela rua, juntamente com sua esposa e filhos um de 2 anos e outro de 11 meses, quando foi atingido nas costas, por uma moto titan em velocidade acima do normal. O rapaz foi jogado ao chão, ralando costas, braços, parte de trás da cabeça e sentido dores no peito.

A família socorreu o rapaz que foi de encontro ao SAMU de Três Lagoas. Conforme a coordenação da equipe do SAMU o atendimento politraumatizado é realizado com o acidentado, na locomoção de Três Lagoas ao Distrito de Arapuá, que dura em média 20 minutos, mas os familiares o locomoveram de encontro a equipe, nos disse o coordenador do SAMU. O rapaz ficou internado no auxiliadora por 3 dias.

No momento do acidente a Policia Militar estava no Distrito de Garcias em uma solicitação. E a enfermeira da unidade em Três Lagoas em seu dia de folga.

ESCLARECIMENTOS

A matéria só foi veiculada na data de hoje (21), após entrarmos em contatos com a saúde do Município, conversamos com a Secretária Municipal de Saúde, Angelina Zuque, que disse que a equipe de saúde do Distrito de Arapuá é responsável pelos atendimentos a pacientes comuns, que em caso de acidente de transito ou graves, a equipe do SAMU atende, por estar com equipamentos e equipe especializada para tipo de atendimento.

Perguntamos a Secretaria que a 15 anos atrás, a saúde do Distrito era munida de 1 enfermeiro e 3 técnicos de enfermagem, 1 ambulância com 3 motoristas. E a realidade hoje uma enfermeira e uma técnica (de férias), e um carro de apoio. Angelina nos disse que a frota de ambulância está em manutenção “eu vou pegar a melhor após conserto e enviar ao Distrito, até que chegue uma ambulância nova que foi licitado e estamos estudando uma forma para ampliar o atendimento ao Distrito”, disse a secretaria.

A unidade de saúde hoje, atende das 6h da manhã até as 16h de segunda a sexta, após este expediente, em caso de acidentes graves, os moradores tem que ligar para o SAMU no número 192.

O contrato da enfermeira Karen Priscila da unidade de Arapuá, funciona da seguinte forma, começa às 7h da manhã com parada para o almoço as 11h, retorna as 12h e finaliza as 16h é o comprimento das 8 horas por dia, totalizando 40 horas semanais. A enfermeira não faz horas extra, exceto este mês que a técnica de enfermagem Rose está de férias, devo receber o horário do almoço, já que a unidade não pode fechar durante as 6h as 16h.  Não faço plantão, quem faz é o SAMU e o Bombeiros em algumas situações, pontuou Karen Priscila.

 

O portal de notícias ArapuáMS em diversas entrevistas com o Prefeito Angelo Guerreiro, lembra da falta de uma ambulância para o Distrito, na última entrevista o Prefeito nos disse que foi feito licitações para adquirir novos carros para o Município, e que o Distrito será contemplado com uma ambulância nova.

Hoje a saúde do Distrito de Arapuá atende 3 assentamentos, moradores de fazendas e sitios da região, e os da parte central do Distrito.

O Distrito sem encontra em média de 3 anos sem ambulância, e quando tinha era veículos em péssimas condições.