www.arapuams.com.br – Portal de Notícias de Três Lagoas e região
Image default

Em Campo Grande|Funtrab oferece mais de 30 vagas para Pessoas com Deficiência(PcD)

Nesta semana, a Fundação do Trabalho de MS(Funtrab) esteve  presente no 5º Colóquio “ Empregabilidade da PcD: uma realidade possível”, promovido pela Superintendência Regional do Trabalho /MS(SRTb/MS) e foi discutido sobre o “Portal Emprega Brasil: a ferramenta de inclusão empresarial da PcD”, no qual foram palestrantes a coordenadora de Trabalho da Funtrab, Cláudia Bérgamo e a assistente social Mônica Scheller.

A discussão serviu para desmistificar um conceito sobre as potencialidades que cada um pode oferecer e para que as empresas possam enxergar essas competências para cargos apropriados e suas limitações. “Este é o segredo para que se cumpram as cotas e ainda tenham pessoas produtivas e envolvidas com a causa”, conclui a assistente social da Fundação, Mônica Scheller.

Lei de Cotas

No que diz respeito à empregabilidade, a Lei de Cotas é uma das leis mais importantes para a inserção desta parcela da população no mercado de trabalho estabelece a obrigatoriedade para a inclusão como também oferecer-lhes empregos dignos agregando valor às empresas – além de ser o principal instrumento de inclusão. A Lei nº 8.213 foi implantada em 24 de julho de 1991 e teve sua regulamentação nove anos depois – período em que a fiscalização de seu cumprimento tornou-se mais presente nas empresas.
O objetivo da Lei de Cotas é promover a inclusão, estabelecendo a reserva de 2% a 5% das vagas de emprego para pessoas com deficiência ou usuários reabilitados pela Previdência Social nas empresas com 100 ou mais funcionários.

A fiscalização da Lei de Cotas é feita por auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Ministério Público do Trabalho (MPT). O seu não-cumprimento é punível com multa. Uma vez que é identificado que a empresa não cumpre a cota corretamente, é emitido um aviso para que o cumprimento seja feito em até 90 dias. Caso não apresente avanços neste período, a empresa é autuada.

Vagas para PcDs em Campo Grande

A Funtrab, vinculada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho(Sedhast), possui o setor de Serviço Social apto a encaminhar esses candidatos. Nesta semana, a Fundação oferece 34 vagas exclusivas para PcDs: ajudante de carga e descarga de mercadoria(1 vaga); atendente de lojas e mercados(5 vagas); auxiliar de limpeza(5 vagas); auxiliar de linha de produção(4 vagas); empacotador à mão(1 vaga); estoquista(2 vagas); motorista de ônibus urbano(3 vagas); operador de caixa(3 vagas); operador de processo de produção( 1 vaga); operador de vandas(lojas)(8 vagas) e promotor de vendas(1 vaga).

Os candidatos devem comparecer à Rua 13 de maio, 2773, de segunda a sexta, das 7 às 17 horas, com documentos pessoais e o laudo médico.

Veja também

Casa do Trabalhador de Três Lagoas oferece 41 vagas de emprego nesta quarta (13) de novembro

admin

Brasilândia abre processo seletivo para contratação de profissionais na área da Saúde

admin

Emprego| Eldorado Brasil realizará rodadas semanais de entrevista

admin

Casa do Trabalhador de Três Lagoas oferece 36 vagas de emprego nesta quinta (17) de outubro

admin

Para Três Lagoas e Água Clara| Confira as vagas disponíveis na Eldorado Brasil Celulose

admin

Casa do Trabalhador de Três Lagoas oferece 33 vagas de emprego nesta quarta (09) de outubro

admin