Em Jardim, Vídeo de cheia em nascente do Rio da Prata em...

Em Jardim, Vídeo de cheia em nascente do Rio da Prata em Jardim viraliza na internet

Por MSNews

Vídeo da cheia em nascente do Rio da Prata, em Jardim, viralizou na internet. As imagens, publicadas pelo analista de sistemas Eduardo Grubert foram compartilhadas 20.817 vezes no Facebook e alcançaram a marca de 164.875 visualizações (até por volta de 12h20 desta sexta-feira), chamam atenção especialmente porque a água continua cristalina.

“Mesmo com o nível muito acima do normal a transparência da água é a mesma”, declarou Grubert.

Declaração semelhante foi feita por Silas Rocha. “Nunca vi com tanta água, mas mesmo assim continua cristalino. Maravilhoso!”.

A guia de turismo Maria Senir Scherer disse à reportagem do Portal Correio do Estado que as imagens foram feitas no dia 2 de fevereiro, na nascente do Rio Olho d’água, afluente do Rio da Prata no Recanto Ecológico Rio da Prata.

Segundo ela, teve uma chuva intensa durante à noite e, ao amanhecer, trilha e ponte estavam submersas. “Estava atendendo um grupo (de turistas) naquele dia e, ao invés de caminhar, nós flutuamos”, lembra.

Maria é guia de turismo há 16 anos e conta que esta é a terceira vez que acompanha a cheia da nascente do Rio Olho d’água. “Com certeza foi privilegiado porque é raro acontecer”, disse ela, se referindo ao grupo que a acompanhou no passeio realizado no último dia 2. “O nível da água fica um metro abaixo da ponte e naquele dia estava dois metros acima”, completou.

Ainda conforme a guia, esse “fenômeno” é decorrente da cheia no Rio da Prata. “Quando ele enche, represa a água e a nascente Olho d’ água enche também. Quando o nível dele baixa, da nascente baixa também”.

A guia de turismo contou que a situação naquele ponto já foi normalizada e quem procurar pelo passeio hoje vai fazer a trilha normalmente.