www.arapuams.com.br – Portal de Notícias de Três Lagoas e região
Image default

Em solenidade lotada e emocionante, Câmara de Três Lagoas homenageia Banda Cristo Redentor

“A Banda Marcial Cristo Redentor faz parte da identidade de Três Lagoas, como a Lagoa e o Cristo”. Com esta frase, a secretária municipal de Assistência Social, Vera Helena definiu o sentimento que a comunidade três-lagoense tem em relação ao projeto social musical que há 52 anos encanta a cidade, abriga jovens e amealha prêmios. A frase foi proferida na sessão solene de homenagem à banda e componentes, realizada na noite de segunda-feira (11), pela Câmara Municipal, por propositura do vereador Tonhão. A solenidade foi prestigiada por familiares e amigos de integrantes da banda, lotando o plenário da Casa com alegria e emoção.

A mesa de autoridades foi composta pelo vereador Tonhão, proponente da sessão, pela secretária de Assistência Social, Vera Helena, que representou o prefeito Ângelo Guerreiro, pela coordenadora do Crase Coração de Mãe, Nilce Figueiredo, pelo presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio, Eurides Silveira de Freitas, e pelo maestro e coordenador da banda, Luiz Carlos Relíquias e não faltaram animadas apresentações da banda.

Ao abrir a sessão, o vereador Tonhão cumprimentou a todos os atuais e ex-integrantes da banda e destacou que, pesquisando, constatou que a instituição nunca havia sido homenageada na Câmara, apesar de ativa e ter uma história brilhante.

Foi lido um pequeno histórico da Cristo Redentor, fundada a partir da guarda mirim, em 1967, com 45 meninos, pelo comandante Átila Rodrigues Falcão. No ano seguinte, houve o crescimento transformando-se em banda marcial. Eram 36 integrantes. Aos poucos, o grupo foi conquistando notoriedade, tornando-se campeão em diversos anos, de vários torneios e festivais dos quais participou, como no Parque do Ibirapuera e no Vale de Anhangabaú, na capital paulista. Também foi campeã estadual em todos os anos que o Estado de Mato Grosso do Sul promoveu o concurso (91, 92, 96, 97, 98, 99, 2002, 2003 e 2004). Tri-campeã nacional, em 2007, gravou CD em comemoração aos 40 anos de fundação. Ainda foi vitoriosa em diversos concursos nacionais de bandas e fanfarras.

Atualmente, a banda é um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, ligado ao CRAS São João, atendendo 220 crianças e adolescentes, a partir dos 11 anos.

O maestro e coordenador da banda, Luiz Carlos Relíquias quebrou o protocolo e agradeceu a todos os integrantes e à prefeitura pelo empenho em manter o projeto, garantindo a estrutura necessária para o atendimento social e cultural. Também relatou as dificuldades e empenho que cada membro dedica ao projeto, seja no dia-a-dia, seja nas viagens e concursos que participam. Ainda agradeceu a homenagem recebida.

Falando em nome dos integrantes, o advogado Claiton Alves, conhecido como doutor Claitinho, descreveu a alegria e orgulho que todos sentem por um dia ter participado do que chamou de ‘família Cristo Redentor”.
“ A banda possui várias facetas e camadas: a primeira, a de conhecimento de todos, é a que faz apresentações, como o clássico encerramento do aniversário da cidade. Aprofundando, tem uma camada da finalidade de social de formar cidadãos por meio da música; tem ainda a banda musical que se destaca pelo profissionalismo e competência, ganhando prêmios; tem uma parte que é sua repercussão na cidade; no centro das camadas, tem a banda família que tanto ajudou jovens a terem várias carreiras, artísticas ou não, que atuam no mercado com conduta ilibada e profissionalismo, devido à disciplina que aprenderam na banda. A Cristo Redentor afeta diretamente a vida, com amizades que perduram pela vida inteira. Hoje, filhos de ex-integrantes fazem parte do programa. Quero expressar o agradecimento à Câmara, pelo reconhecimento, e à administração municipal, por mantê-la viva para que futuras gerações possam vivenciar. Sempre terão nossa eterna gratidão”, afirmou.

Francisco Antunes, ao discursar representando a velha guarda, relatou seu prazer em ser um dos primeiros integrantes. “Agradeço a Deus e ofereço esta homenagem a todos os ex-guardas-mirins que participaram do início da banda”.

A secretária de Assistência Social, Vera Helena, ressaltou o espírito de família e de união. “Agradeço ao Tonhão pela alegre e honrosa homenagem”, disse. Ela frisou que a administração municipal tem total compromisso com os diversos programas sociais, sobretudo a banda. “Na medida do possível, apoiamos tudo e estamos implantando melhorias e o prefeito vai cumprir o compromisso de construir uma sede própria”, afirmou. Vera ainda contou que a banda tinha uma média de 60 apresentações anuais e, neste ano, já fez 127 apresentações. Por fim, Vera concluiu que a banda faz parte da identidade de Três Lagoas.

Após afirmar que é um apaixonado pela música, o vereador Tonhão se lembrou, com orgulho, das vezes que desfrutou das apresentações. “Sempre enalteci e cobrei melhorias e apoio e, agora, muitas indicações estão saindo do papel e virando realidade. Quando vejo uma apresentação, sinto vibração positiva, alegria, a emoção de que banda é nossa, que é fruto do amor e dedicação de quem já vestiu a farda, segurou os instrumentos e estandarte”.

Para o vereador, a solenidade de homenagem foi a oportunidade de resgate histórico deste projeto que, segundo ele, tem a missão de transformar vidas. “A banda envolve toda a família e sentimentos que extrapolam a esfera do poder público; entra na família, no amor, na emoção, e cumpre com seus papéis.” O vereador apenas lamentou e explicou que, por questões legais, não teve como entregar moção de congratulação a todos que, em sua opinião, mereceriam. “Peço a todos, indistintamente, que sintam-se homenageados. Cumpro o papel de vereador de enaltecer quem faz diferença e promove desenvolvimento, como todos vocês, por meio da banda”, concluiu.

Foto: Gabriela Alves/CMTLS

Veja também

Cerca de 800 pessoas participaram do projeto Transporte em Ação do SEST SENAT

admin

Em Corumbá, Professora de 44 anos morre atropelada por vagão

admin

Saudoso locutor de rodeios, ‘Curió’ ganha homenagem com nome de rua em Três Lagoas

admin

Ex-Vice Presidente da FETEMS e Professora Elaine de Sá Costa será velada as 20h no Sinted de Três Lagoas

admin

Reporter Arapuá, Acidente entre ônibus e carro é registrado na Avenida Ranulpho em Três Lagoas

admin

AGU e SPU: Área da feira pertence ao Município de Três Lagoas

admin