Image default

Em Três Lagoas, Encenação da Paixão de Cristo marca sexta-feira santa, VEJA IMAGENS

Centenas de pessoas prestigiaram o 19ª Via Sacra, que há dezenove anos o grupo de Jovens na Orientação para Vivência Sacramental (Jovisa), da Diocese de Três Lagoas-MS, vem organizando a Via Sacra em Três Lagoas e a cada ano vem acontecendo inovações.

O local neste ano foi no pátio do Colégio Dom Bosco, onde as 19h, o público assistiu as passagens da Via Sacra, Paixão e Morte de Jesus Cristo na noite de sexta-feira, 30 de Março de 2018.

Com o envolvimento de cerca de 150 pessoas, a via sacra “a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, remetendo à Páscoa.– Paixão de Jesus Cristo”, teve 4 palcos, divido em 14 partes, conhecidas como “estações” e se inicia com o julgamento de Cristo, por Pôncio Pilatos, passando por todos os momentos de dor e sofrimento até a crucificação.

Como de costume, os atores caminham em meio a plateia durante a troca dos palcos, em diversas partes o público se emocionou com a apresentação do grupo.

Após a morte de Cristo, uma procissão saiu até a Catedral, onde ouve a encenação da ressurreição de Cristo. “A Via Sacra é um momento de reflexão e oração, por isso a ressurreição acontece dentro da Igreja.

Um momento de muita emoção, onde os integrantes da encenação formaram um coral, sendo aplaudido pelos fiéis que ali estavam, onde cristo ressuscitado sai entre o meio do coral, emocionando novamente a todos.

O Bispo Dom Luiz Gonçalves Knupp, disse aos fiéis, que é um momento de oração e reflexão, a sexta-feira Santa é um dia de muito sofrimento, onde Cristo se sacrificou por nós.

DEPOIMENTOS DOS INTEGRANTES DA 19ª VIA SACRA DE TRÊS LAGOAS

O coordenador da encenação Rafael Coelho Prates (Todinho), muito emocionado, nos explicou “uma noite maravilhosa, onde o publico veio e prestigiou a via sacra, onde temos150 integrantes, em quatorze cenas, onde 50 integrantes sobem ao palco, e o restante cuida do figurino, maquiagem, contrarregra, mudança de palco e ornamentação. O espaço nos favoreceu este ano, ficou até melhor para a população, que se sentiu mais a vontade, e agradecemos ao apoio da Prefeitura Municipal de Três Lagoas por meio do Departamento de Cultura, com a estrutura dos palcos, som, iluminação e as cadeiras, enquanto o Colégio Salesiano com o espaço do evento e de outros apoios que estaremos orando por todos, agradeceu Rafael.

O ator Fernando Pinheiro que interpretou Jesus Cristo, nos disse que foi uma emoção muito grande, ter encenado o papel principal, e fazer parte deste trabalho, foi uma honra, uma emoção indescritível. Para o ator as cenas de grande emoção foi açoite e carregamento da cruz.

No papel de Maria, Sheila Rodrigues, explicou “que mesmo terminando a peça, ainda está com emoção, que veio de verdade, não precisa nem fingir uma encenação, só de lembrar do momento que aconteceu tudo isso com nosso Jesus, já é o motivo para toda essa emoção, mas o que nos deixa alegre no final, é saber que Jesus está vivo, ele foi ressuscitado.

Cleiton Alves Francisco (Cleitinho), me passaram a incumbência de interpretar o Pôncios Pilatos, um governante de pouca paciência, na encenação quando os fariseus tentam condenar Jesus, ele fica raivoso, onde os fariseus acaba extrapolando a questão da hierarquia, e com mão de ferro Pilatos põe cada um no seu lugar, demonstrando ele que é o governador onde pode condenar ou libertar. Agradecemos toda a comunidade que estiveram presente, e a toda a equipe com os meses de treinamento, no preparo da encenação, agradecemos a todos, a prefeitura, aqueles que indiretamente estiveram engajados, e vamos da continuidade no domingo, as 19h no Igreja Nossa Senhora Aparecida, onde o coral estará na celebração, estão todos convidados.

E assim a Encenação de Cristo que leva o nome de “19ª Via Sacra”, passa a mensagem de todo o sofrimento que Cristo teve para cada um de nós, e que no final existe a ressurreição.

Amigo, se você pudesse tão somente entender que a alegria de viver está no morrer do “eu”, como Jesus fez! Quando você morre para si mesmo e se dá aos outros, Deus derrama alegria e sentimento de realização sobre você, a despeito dos sofrimentos que a vida diária pode freqüentemente trazer. Mas, primeiro, você deve reconhecer que é pecador e aceitá-lo como seu Salvador. Depois, você terá os céus e vai querer estar lá; além disso, terá um propósito enquanto viver aqui na Terra. Não desperdice sua vida. A ressurreição de Jesus a torna preciosa. Receba-o como seu Salvador, e quem sabe quão grandes coisas Deus poderá realizar através de você! “Richard D. Emmons”

Páscoa

A Páscoa é a mais importante e também a mais antiga festa cristã e celebra a ressurreição de Jesus. Desde a era apostólica, seu objetivo tem sido o foco no ato de redenção de Deus na morte e ressurreição de Cristo.

“Ressurreição de Jesus”

Sua origem está ligada à Páscoa judaica (Pessach) e ao Êxodo narrado no Antigo Testamento, principalmente através da Última Ceia e à crucificação, eventos que precederam a ressurreição. De acordo com o Novo Testamento, Jesus deu novo significado à ceia de Páscoa (judaica) quando ele preparou seus discípulos para sua morte no cenáculo durante a Última Ceia. Ao instituir a Eucaristia, Jesus ligou o significado do pedaço de pão e da taça de vinho com seu corpo, que seria sacrificado, e com seu sangue, que seria derramado. Paulo pede em I Coríntios: «Purificai [Livra-te do] o velho fermento, para que sejais uma nova massa, assim como sois sem fermento. Pois, na verdade, Cristo, que é nossa páscoa, foi imolado» (I Coríntios 5:7).

Assim, ele relaciona alegoricamente o cordeiro de Páscoa judaico (Korban Pesach), que é sacrificado neste dia, com Jesus, que se tornou o Cordeiro de Deus. Além disso, Paulo faz referência ao requisito judaico de se comer o pão ázimo (sem fermento) neste dia.

Veja também

Trabalhadores da Eldorado Brasil aceitam reajuste proposto

admin

Vereadores de Três Lagoas aprovam projeto de lei que prevê parcelamento do ITBI

admin

Projeto “Brincando na Praça estará levando lazer aos moradores de Paranaíba

admin

Em Três Lagoas, Festa em honra a Nossa Senhora Aparecida terá procissão terrestre e fluvial

admin

Em Três Lagoas, Parceria entre Fibria e Senai beneficia 71 jovens no Programa Jovem Aprendiz

admin

Produtor rural é multado em R$ 3,6 mil por armazenamento de 12 m³ de madeira nativa ilegalmente

admin

Primavera em MS terá temperatura acima de 40º C e muita chuva

admin

Em Vídeo: Rapaz morto em acidente em Vicentina morava em Três Lagoas

admin

Fazendeiro de Arapuá oferece recompensa por gado furtado

admin