Image default

Em Tres Lagoas| Lei garante prioridade de atendimento a pacientes com câncer, doença renal e ostomizados

Os vereadores de Três Lagoas aprovaram, na sessão desta terça-feira (12), o Projeto de Lei Nº 48, de 07 de junho de 2018, o qual “dispõe sobre a determinação de prioridade de atendimento, para pessoas que realizam tratamento de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise ou utilizem bolsas de colostomia, no município de Três Lagoas”.

Assim, estes pacientes passam a ter prioridade de atendimento em filas de bancos, casas lotéricas, supermercados e congêneres, assim como assento preferencial em transporte público e espaço em estacionamentos (uso autorizado de vagas para deficientes ou idosos). Segundo o texto da lei, o Poder Executivo regulamentará as normas e critérios para concessão de documento a fim de comprovação das condições elencadas na lei.

O PL, de autoria da vereadora Sirlene dos Santos, foi aprovado na integralidade, após parecer favorável da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social, a qual avaliou que o projeto encontra-se de acordo com as leis 8.080/90 e 8142/90, todas de acordo com as diretrizes de saúde conforme constituição Federal.

Segundo a justificativa da vereadora Sirlene, estes pacientes passam horas nos procedimentos médicos e, muitas vezes, ainda precisam cuidar dos afazeres pessoais, de forma muita penosa. O atendimento prioritário visa reduzir estes transtornos e dar mais qualidade de vida.

A lei segue para ser sancionada pela Prefeitura e regulamentada para, então, entrar em vigor.

Tramitação

Outros seis projetos de lei entraram na pauta da sessão e foram encaminhados para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final. São eles:

Projeto de Lei Nº 21 de 08 de março de 2019: “Institui o dia de combate à violência ao taxista”.

Projeto de Lei Nº 22 de 08 de março de 2019: “Dispõe sobre a proibição de comercialização de animais em estabelecimentos do tipo pet shop e similares, bem como estabelece regras a serem seguidas pelos responsáveis por canis, gatis e demais criadouros de animais de estimação destinados à venda”.

Projeto de Lei Nº 23 de 08 de março de 2019: “A obrigatoriedade da divulgação de informações sobre obras públicas paralisadas contendo os motivos, tempo de interrupção e nova data prevista para término”.

Projeto de Lei Nº 24 de 08 de março de 2019: “Dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de lâmpadas de led na rede de iluminação pública em novos loteamentos e empreendimentos imobiliários no município de Três Lagoas MS”.

Projeto de Lei Nº 25 de 08 de março de 2019: “Obriga as agências bancárias no âmbito do município de Três Lagoas MS, responsáveis por depósitos e/ou pagamentos de quantias provenientes de alvarás judiciais, a criar setor específico para tal finalidade, e dá outras providências”.

Projeto de Lei Nº 26 de 08 de março de 2019: “Torna de utilidade pública a AJE-TL – Associação de Jovens Empresários e Empreendedores de Três Lagoas, e dá outras providências”.

Veja também

Caminhoneiros se mobilizam para nova paralisação no Brasil

admin

Em Andradina, Lanchonete da Subway fica destruída após incêndio

admin

Em dia de protesto, escolas públicas vazias e avisos na porta

admin

Equipe do Castramóvel de Três Lagoas passará uma semana na região dos Ranchos

admin

Prefeito Angelo Guerreiro entrega reforma e ampliação da Escola Municipal “Gentil Rodrigues Montalvão”

admin

Raio mata 21 cabeças de gado em fazenda de Aparecida do Taboado

admin

Saúde e Meio Ambiente de Três Lagoas comemoram Dia Mundial da Água

admin

Deputado Eduardo Rocha intermedeia reunião de ceramistas com secretário da Sefaz em MS

admin

CTG Brasil solta 110 mil peixes no Rio Paraná

admin