Image default

Golpe no WhatsApp atinge milhares com falso cupom de fast food

As fabricantes de antivírus Eset e Psafe estão alertando para um novo golpe no WhatsApp que incentiva os usuários (e, portanto, vítimas que recebem o golpe) a compartilhar uma suposta promoção da rede de fast food Burger King. Para ter direito ao desconto prometido, a vítima encaminhar o link para 30 amigos ou grupo.

A tática de disseminação do golpe é idêntica a outras fraudes que já circularam no WhatsApp. Segundo o DFNDR Lab, o laboratório de cibercrime da Psafe, 350 mil usuários já teriam recebido o link.

A Eset informou que acessos via computar (feitos pelo WhatsApp Web, por exemplo) são redirecionados para uma extensão do navegador Google Chrome que promete mudar a cor do Facebook.  Pelo menos 26 mil acessos foram redirecionados (mas a extensão divulgada tem menos de 100 instalações).

Diferente de outros golpes no WhatsApp, que tentam fazer com que a vítima assine um serviço de SMS pago (premium) ou instale aplicativos para render dinheiro aos golpistas, a página da promoção traz anúncios publicitários para que os acessos já gerem lucro aos criminosos.

De acordo com a Psafe, o Burger King “reforçou que a promoção é falsa e esclareceu que a companhia somente divulga suas faz promoções por meio de seus canais oficiais do aplicativo, carrossel do Facebook e cupons físicos”.

Veja também

Em seu site oficial, Nikon anuncia fim das atividades no Brasil

admin

Netflix | Confira os lançamentos da semana (07/09 a 13/09)

admin

Vício no celular desde pequeno põe até a alfabetização em risco

admin

Energia solar é alternativa para preservar meio-ambiente e diminuir valor da conta de luz

admin

Mark Zuckerberg perde US$ 16 bilhões com desvalorização do Facebook

admin

Whatsapp limita encaminhamento de mensagens para combater fake news

admin

WhatsApp confirma falha no recurso “visto por último”

admin

Plano da Vivo tem Netflix, YouTube e WhatsApp liberados

admin

Facebook compra direitos de transmissão da Champions League

admin