Image default

Golpe no WhatsApp atinge milhares com falso cupom de fast food

As fabricantes de antivírus Eset e Psafe estão alertando para um novo golpe no WhatsApp que incentiva os usuários (e, portanto, vítimas que recebem o golpe) a compartilhar uma suposta promoção da rede de fast food Burger King. Para ter direito ao desconto prometido, a vítima encaminhar o link para 30 amigos ou grupo.

A tática de disseminação do golpe é idêntica a outras fraudes que já circularam no WhatsApp. Segundo o DFNDR Lab, o laboratório de cibercrime da Psafe, 350 mil usuários já teriam recebido o link.

A Eset informou que acessos via computar (feitos pelo WhatsApp Web, por exemplo) são redirecionados para uma extensão do navegador Google Chrome que promete mudar a cor do Facebook.  Pelo menos 26 mil acessos foram redirecionados (mas a extensão divulgada tem menos de 100 instalações).

Diferente de outros golpes no WhatsApp, que tentam fazer com que a vítima assine um serviço de SMS pago (premium) ou instale aplicativos para render dinheiro aos golpistas, a página da promoção traz anúncios publicitários para que os acessos já gerem lucro aos criminosos.

De acordo com a Psafe, o Burger King “reforçou que a promoção é falsa e esclareceu que a companhia somente divulga suas faz promoções por meio de seus canais oficiais do aplicativo, carrossel do Facebook e cupons físicos”.

Veja também

Atualização do WhatsApp permite responder mensagens em particular nos grupos

admin

Mídias sociais elevam depressão entre meninas, diz pesquisa

admin

Celulares piratas receberão mensagem de bloqueio a partir de hoje (7)

admin

Uso indevido de WhatsApp pode resultar em indenização e prisão

admin

Aneel vai lançar aplicativo para ajudar a entender a conta de luz

admin

Estudo mostra os trabalhos online que mais cresceram no último trimestre

admin

Em seu site oficial, Nikon anuncia fim das atividades no Brasil

admin

Netflix | Confira os lançamentos da semana (07/09 a 13/09)

admin

Vício no celular desde pequeno põe até a alfabetização em risco

admin