Image default

Golpe no WhatsApp promete kit de maquiagem pelo Dia da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é mais novo tema a ser aproveitado por golpistas no WhatsApp

O Dia Internacional da Mulher é mais novo tema a ser aproveitado por golpistas no WhatsApp, segundo a fabricante de antivírus russa Kaspersky Lab. Exatamente como em outros golpes que já circularam pelo aplicativo, são as próprias vítimas que são convidadas a repassar a mensagem fraudulenta para seus contatos — com a promessa de que, após compartilhar a “promoção”, o kit será enviado.

De acordo com a Kaspersky Lab, a página da promoção falsa possui diversas propagandas e é por meio disso que o golpe gera lucro aos criminosos. A empresa adverte, porém, que alguns usuários também são redirecionados para a instalação de aplicativos de “caráter malicioso” após seguir as instruções presentes na página falsa.

Os produtos do kit de maquiagem oferecido não existem.

“Criminosos brasileiros continuam usando o WhatsApp como vetor de ataques por causa de sua popularidade. O uso de um tema como o Dia Internacional das Mulheres demonstra que eles estão sempre adaptando os golpes para temas relevantes e que chamam a atenção das vítimas”, afirma o analista sênior de segurança da Kaspersky Lab, Fabio Assolini.
Além de chegar às vítimas por WhatsApp, o golpe é distribuído por meio de notificações no navegador web. Para isso, é preciso que a vítima já tenha autorizado o recebimento dessas notificações anteriormente — e essa autorização pode ter ocorrido com a participação em outro golpe que circulou no próprio WhatsApp.

Por exemplo: a empresa de segurança PSafe alertou, na fraude que prometia o 14º salário, que o site fraudulento solicitava a autorização para o envio de notificações.
Caso o golpe tenha chegado por uma notificação, é necessário acessar as configurações do navegador para desativá-las. No navegador Chrome no Android, é preciso acessar menu três pontos e “Configurações”. Depois, deve-se acessar o item “Configurações de site” e em seguida “Notificações”. Na dúvida, é recomendado eliminar todas as notificações que estejam como permitidas

Veja também

Em seu site oficial, Nikon anuncia fim das atividades no Brasil

admin

Netflix | Confira os lançamentos da semana (07/09 a 13/09)

admin

Vício no celular desde pequeno põe até a alfabetização em risco

admin

Energia solar é alternativa para preservar meio-ambiente e diminuir valor da conta de luz

admin

Mark Zuckerberg perde US$ 16 bilhões com desvalorização do Facebook

admin

Whatsapp limita encaminhamento de mensagens para combater fake news

admin

WhatsApp confirma falha no recurso “visto por último”

admin

Plano da Vivo tem Netflix, YouTube e WhatsApp liberados

admin

Facebook compra direitos de transmissão da Champions League

admin