Image default

Hepatites virais é tema de palestra promovida pela Câmara de Três Lagoas

A Câmara Municipal de Três Lagoas promove palestra, nesta sexta-feira (27), com o tema “Hepatites Virais: Silenciosas e Perigosas”, com a enfermeira doutora Clarice Souza Pinto.
O evento faz parte da Semana Municipal da Luta Contra as Hepatites Virais e tem o objetivo de alertar a população para a crescente incidência, assim como para reconhecer indícios e buscar diagnóstico precoce, visando prevenção, ou melhor tratamento, no caso de haver a infecção viral.

A palestra é aberta à comunidade e será fornecido certificado de participação. O evento, será realizado às 19h, no plenário da Câmara Municipal.

O que são hepatites

Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura (cor de café) e fezes claras e esbranquiçadas.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer.

A palestrante

A doutora Clarice Souza Pinto é graduada em Enfermagem pela PUC do Paraná, especialista em Saúde Pública pela ENSP, mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias e doutora em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela UFMSç.
Clarice atua principalmente na área de vigilância epidemiológica e gerenciamento de programas de saúde na Secretaria de Estado de Mato Grosso do Sul, dentre os quais, os programas IST/Aids e Hepatites Virais.

Veja também

Saiba as razões do desembargador que soltou ex-presidente Michel Temer e outros presos na Lava Jato

admin

Repórter ArapuáMS| Ônibus da São Luiz de Três Lagoas perde a roda na BR 262 próximo ao Distrito de Garcias

admin

Policiais Civis da 1ªDelegacia de Três Lagoas recuperam vários aparelhos celulares

admin

Prorrogada em Três Lagoas a data para entrega de documentação comprobatória e realização de exames admissionais de aprovados em concurso público

admin

Unimed Andradina participa de SIPAT na Usina Viralcool

admin

Instalação de Fábrica de celulose em Ribas pode virar realidade

admin

Corrida Suzano Faz Bem arrecada mais de 5 mil quilos de alimentos que irão para entidades de Três Lagoas

admin

Caminhoneiros se mobilizam para nova paralisação no Brasil

admin

Em Andradina, Lanchonete da Subway fica destruída após incêndio

admin