IFMS apresenta ações que visam à permanência e ao êxito dos estudantes

IFMS apresenta ações que visam à permanência e ao êxito dos estudantes

Assessoria de Comunicação do IFMS

Representantes dos dez campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) estiveram reunidos, em Campo Grande, para discutir um assunto desafiador e recorrente nas instituições de ensino brasileiras: como reduzir os índices de evasão e retenção de estudantes.

Um dos casos de sucesso debatidos foi o do Campus Corumbá, que trouxe a experiência de trabalhar a permanência e o êxito em três frentes. São realizadas ações com estudantes, pais ou responsáveis e professores.

Ao ingressar no IFMS, o aluno do curso técnico integrado ao ensino médio participa de um programa de nivelamento para que sejam resgatados conteúdos do ensino fundamental referentes às disciplinas de língua portuguesa, matemática e raciocínio lógico.

“Em janeiro e julho, durante as férias escolares, esse estudante que acabou de ingressar no IFMS assiste a aulas de nivelamento durante três dias da semana. Essa adaptação é importante e a gente já começa a perceber melhoras. O índice de notas vermelhas em português e matemática tem reduzido, e o de evasão também”, comentou Wanderson Batista, diretor de Ensino e presidente da Comissão Local de Permanência e Êxito.

Dados preliminares mostram que desde o início da ação, no segundo semestre de 2016, o número de estudantes que chegam aos últimos semestres dos cursos técnicos integrados é quase três vezes maior.

Em outra ação de permanência e êxito, os pais ou responsáveis são convidados para uma reunião com os professores para que saibam como as disciplinas serão trabalhadas. “O pai e a mãe, ao conhecer a atuação do docente, poderão acompanhar em casa. Isso faz com que se sintam parte do processo”, explicou Wanderson.

Para que os professores também atuem para a redução das taxas de evasão e retenção, o campus promove ainda oficinas de formação pedagógica. Em encontros semanais, os docentes falam sobre a prática diária em sala de aula e trocam experiências. Profissionais de outras instituições também são convidados a participar.

No Campus Coxim do IFMS, o acompanhamento é feito por meio de uma planilha compartilhada entre os servidores do Núcleo de gestão Educacional e Administrativa (Nuged) e as coordenações dos cursos.

“Todas as faltas são lançadas nessa planilha. A cada três faltas, nós entramos em contato com a família para saber o motivo de o aluno não estar indo às aulas. Também inserimos informações sobre o comportamento do estudante, se fica fora da sala de aula, se usa muito o celular. Esse histórico facilita o acompanhamento individual”, explicou Marcela Rubim Rodrigues, pedagoga e membro da Comissão Local de Permanência e Êxito.

Indicadores – Em dezembro de 2015, o IFMS designou uma comissão para acompanhar as ações de permanência e êxito de estudantes. Na ocasião, o grupo ficou responsável por fazer diagnósticos qualitativos e quantitativos relacionados à evasão e retenção.

Os dados quantitativos, extraídos do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) entre os anos de 2011 e 2014, revelaram que nesse período houve aumento das taxas de retenção e evasão, bem como redução da permanência e êxito.

O diagnóstico qualitativo foi feito com base na aplicação de questionários com estudantes e servidores. Os resultados mostraram que entre os fatores de retenção e evasão estão dificuldades de adaptação à vida estudantil e aos estudos na área do curso, bem como à formação escolar anterior, ou seja, à falta de conteúdo.

Com base no trabalho desenvolvido pela comissão, o Conselho Superior do IFMS aprovou, em março de 2016, o Planejamento Estratégico Institucional de Permanência e Êxito dos Estudantes.

Com o documento, a instituição passou a acompanhar as ações executadas nos campi e apoiar a implantação de medidas preventivas e corretivas para reduzir os índices de evasão, além de promover a formação continuada dos servidores com foco na permanência e êxito, e a articulação da família dos estudantes com o IFMS.

Todas as medidas têm como objetivo final elevar os índices de aprovação nas unidades curriculares e conclusão dos cursos ofertados pela instituição.

“Temos monitorado os estudantes reprovados por falta e em dependência por meio do sistema acadêmico. Percebemos melhora na evasão, mas ainda precisamos finalizar o ano para comparar os indicadores dos Relatórios de Gestão de 2016 e 2017″, explicou Tânia Brizueña, presidente da Comissão Permanente de Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito no IFMS

O Planejamento Estratégico e os dados completos obtidos nos diagnósticos quantitativos e qualitativos elaborados pela comissão estão disponíveis na página da Permanência e Êxito Estudantes no IFMS.

Encontro – O I Encontro da Comissão Permanente de Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito do IFMS foi realizado na reitoria, em Campo Grande, nos dias 11 e 12 de setembro.

Além de apresentarem as ações desenvolvidas nos campi e trocarem experiências sobre o tema, os participantes refletiram sobre os resultados institucionais e estudaram sobre evasão e retenção de estudantes.

“Saber o que o outro campus faz e que está dando certo, e poder saber com mais detalhes como conseguiu atingir seus objetivos, fez o grupo refletir sobre as ações já realizadas e pensar no planejamento do segundo semestre”, destacou Tânia.