www.arapuams.com.br – Portal de Notícias de Três Lagoas e região
Image default

Meio século de operação, Usina de Jupiá é destaque em Sessão Solene

Como um reconhecimento pela importância que a usina de Jupiá tem para Três Lagoas e região, a Câmara Municipal de Três Lagoas promoveu uma sessão solene alusiva aos 50 anos de operação, na noite desta quarta-feira (26).

Responsável pelas Relações Institucionais, da CTG Brasil, Douglas Souza, recebeu uma Moção de Congratulação em nome da empresa, atual gestora da usina.

A honraria foi proposta pelo vereador Luiz Akira e aprovada em Plenário pelos demais vereadores.

Autoridades como o vice-prefeito de Três Lagoas, Paulo Salomão, o vice-prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo, as vereadoras Cristina e Sirlene e ainda o comandante do 2º Batalhão da PM, major Ênio e o tenente Bruno, na 2ª Infantaria de Artilharia (Exército Brasileiro) prestigiaram a homenagem.

A parte cultural do evento ficou por conta do Coral da escola Sesc, formado por alunos de diversas faixas etárias, que interpretaram hits em inglês.

Primeiro a falar, o ex-vereador de Três Lagoas, ex-deputado estadual e atual vice- prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo foi o primeiro a falar. Ele ressaltou a importância da homenagem, sobretudo, pela relevância da usina não somente para o município, como para o país, desde a época da ativação, quando ele era representante do Legislativo Municipal.

Ele relembrou a época da instalação da usina, a articulação política, a realidade do município, época que Três Lagoas era área de segurança nacional e o quanto a usina trouxe de progresso e desenvolvimento para o Brasil, mas um impacto social muito grande, sem contrapartida ou ressarcimento, para Três Lagoas. No entanto, foi a oportunidade de se alavancar muito do que se tem hoje, na cidade.

Até mesmo o início da construção de um hospital, onde hoje é o Distrito Industrial, foi citada por Otsubo.

Ao finalizar ele, ressaltou que para a nova realidade é preciso buscar parcerias, uma das importantes missões da Câmara também, visando propiciar oportunidades, sobretudo, para a juventude.

Na sequência, ocorreu a exibição de vídeos institucionais, contando sobre os objetivos e atuação da CTG, não somente no município, mas no país.

A CTG fará um investimento de R$ 3 bilhões nas usinas de Jupiá e Ilha Solteira, ambas representam o maior complexo hidrelétrico, das regiões Centro Oeste e Sudeste, com capacidade total instalada de 4.995 megawatts de energia.

Ao usar a Tribuna para falar da homenagem, Douglas Souza, primeiro, agradeceu pela honraria, falou da emoção de assistir a apresentação dos alunos do Sesc.

Ele ainda aproveitou para reforçar mais informações sobre a CTG, como o período de concessão, por 30 anos.

“Penso que começamos bem, com bastante projetos em andamento, grandes parcerias com município de Três Lagoas e toda região, nas áreas de sustentabilidade, educação ambiental, esporte, cultura, contamos com apoio de vocês para identificar onde investir”, enfatizou a mencionar um início de parceria com o Legislativo Municipal, iniciada por meio da visita do vereador Luiz Akira a vista, recentemente.

Ele também mencionou projetos locais, como o musicando talentos, que é realizado no contra turno da escola e oferta aulas de música, para adolescentes do município.

A CTG Brasil, atualmente, tem 11 parques eólicos, 14 usinas hidrelétricas, no país. E, as de Ilha Solteira e Jupiá são as maiores. A empresa tem um quadro de funcionários com 97% de brasileiros. É um grupo que está em 47 países e tem como principal negócio a geração de energia limpa.

Ao finalizar, Douglas fez um convite, falou que a CTG está retomando o programa de visitas (de segunda a sexta) e que todos podem conhecer a estrutura e história de construção da usina.

Uma noite especial e que ficará marcada na história empresa foram as palavras finais do discurso do representante de relações institucionais da CTG.

Encerrando a solenidade, o vereador Luiz Akira fez questão de agradecer cada um dos presentes, citou nomes das autoridades, das colegas vereadoras, falou da importância do pai (um exemplo de vida) e do apoio da presidência da Casa de Leis, dos assessores do gabinete dele e dos funcionários da Casa de Leis, para a realização da homenagem.

“Meio século é resultado de muito trabalho e responsabilidade, desde o inicio. A qualificação, ao longo do tempo, demonstra responsabilidade com nosso município. Sob a direção da CTG, a usina de Jupiá passará por um processo de modernização, sem precedentes, um projeto ousado e auspicioso. Não tenho duvidas que os próximos 50 anos terão a assinatura de um  projeto arrojado”, ressaltou o vereador.

Ele finalizou, afirmando que a Casa de Leis está a disposição dos representantes da CTG, que com olhar diferenciado estão pensado no bem estar da população e do país. E, que a Moção de Congratulação reflete o coração e o sentimento da população de Três Lagoas.

Veja também

Cerca de 800 pessoas participaram do projeto Transporte em Ação do SEST SENAT

admin

Em Corumbá, Professora de 44 anos morre atropelada por vagão

admin

Saudoso locutor de rodeios, ‘Curió’ ganha homenagem com nome de rua em Três Lagoas

admin

Ex-Vice Presidente da FETEMS e Professora Elaine de Sá Costa será velada as 20h no Sinted de Três Lagoas

admin

Reporter Arapuá, Acidente entre ônibus e carro é registrado na Avenida Ranulpho em Três Lagoas

admin

AGU e SPU: Área da feira pertence ao Município de Três Lagoas

admin