Image default

Ministério da Educação garante recursos para obras de infraestrutura no IFMS

O Campus Dourados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) receberá R$ 1,5 milhão para investimentos em obras de infraestrutura. O anúncio foi feito pelo ministro de Estado da Educação interino, Henrique Sartori de Almeida Prado, durante visita oficial ao campus na última sexta-feira, 14.

O recurso anunciado será liberado por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED), portanto não está previsto no orçamento da instituição para este ano.

O reitor Luiz Simão Staszczak destacou a importância da liberação do recurso. “Irá fortalecer ainda mais a educação profissional, científica e tecnológica ofertada pelo IFMS não apenas em Dourados, mas nos dez municípios de sua área de abrangência”, comentou.

A previsão é que sejam construídas a área de convivência e a cobertura da quadra poliesportiva, e adquiridos acervo para a biblioteca e equipamentos para os laboratórios de Informática, Robótica, Jogos Digitais, Química, Física e Biologia.

Para o diretor-geral do Campus Dourados, Carlos Vinícius Figueiredo, o investimento é de extrema importância neste momento. “O campus está em implantação, portanto este recurso poderá melhorar nossa infraestrutura, sendo mais uma forma de fazer a diferença na vida de nossos estudantes e da comunidade onde estamos inseridos”, afirmou.

O ministro da Educação interino ressaltou o entusiasmo em fazer o anúncio do investimento em Dourados, sua cidade natal. “É uma alegria estar em minha cidade, onde também estão pessoas que amamos e admiramos”, afirmou.

Sartori exaltou a atuação dos institutos federais. “Estão entre as instituições mais bem avaliadas e garantem educação profissional, científica e tecnológica de qualidade”, ressaltou.

Durante a visita, o ministro conheceu as instalações da sede definitiva, além de atividades e ações desenvolvidas. Sartori viu modelagens produzidas em impressora 3D no laboratório de inovação (IFMaker), projetos de robótica desenvolvidos por estudantes do técnico integrado e jogos digitais em desenvolvimento por acadêmicos do curso superior.

O ministro estava acompanhado do secretário de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Setec), Romero Portella Raposo Filho, que destacou os investimentos realizados na Rede Federal.

“O Ministério da Educação tem realizado investimentos para consolidação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, sempre com o objetivo de desenvolver a educação, a qualidade do ensino e aprendizagem em nossas instituições”, afirmou o secretário.

Outros compromissos – À frente do Ministério da Educação (MEC) interinamente enquanto o titular da pasta, Rossieli Soares da Silva, representa o Brasil na Espanha, Sartori cumpriu outras agendas em Dourados.

Depois de visitar o IFMS, o ministro interino esteve no Hospital Universitário de Dourados (HU), onde entregou à comunidade a Casa da Gestante, do Bebê e da Puérpera (CGBP), unidade complementar ao hospital destinada ao acolhimento e ao acompanhamento de gestantes e puérperas, além de anunciar novos investimentos.

TED – O Termo de Execução Descentralizada é um instrumento utilizado pelo Governo Federal previsto pelo Decreto nº 8.180, de 30 de dezembro de 2013.

Por meio desse instrumento, a Setec/MEC descentraliza recursos diretamente para as autarquias vinculadas a ela, como por exemplo, o IFMS e demais institutições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Os recursos do TED, portanto, não compõem o orçamento da instituição, mas contribuem para a efetivação de ações diversas, principalmente as de investimento em infraestrutura.

Veja também

Pedro Chaves é condecorado com medalha do Mérito Tamandaré da Marinha

admin

Instituto vai apoiar projetos sociais de Três Lagoas

admin

Confira as fotos da formatura de 60 alunos do Bombeiros do Amanhã em Três Lagoas

admin

Pontes de Estradas Rurais de Arapuá recebem reformas

admin

Assistência Social de Três Lagoas promove graduação do SCFV “Bombeiros do Amanhã”

admin

Recital de Natal tem apresentações de Ballet em Três Lagoas

admin

Saúde de Três Lagoas volta a ser destaque nacional no atendimento à população

admin

IFMS investe R$ 300 mil em ações de estímulo ao empreendedorismo inovador

admin

Câmara de Três Lagoas realiza sessão solene nesta quinta (13) para homenagem póstuma ao professor Bira

admin