Image default

Município de Selvíria contará com reforço de 5 mil doses de vacinas contra o vírus Influenza com doação do Instituto Butantan

A Saúde de Selvíria contará com um reforço contra o vírus da gripe (Influenza), que vêm preocupando a pasta gestora local, após confirmação de 4 casos no município (3 casos de vírus do tipo H1N1 e 1 caso de H3N2). Através de ofício encaminhado ao Instituto Butantan – São Paulo, ao qual informava a situação local – de casos confirmados em uma cidade de proporção pequena em número de habitantes – foram doadas ao município 5 mil doses de vacinas para a total imunização da população selvirense.

No início deste mês, a Saúde do município, seguiu diretrizes do Ministério da Saúde, e já havia realizado campanha para a classe prioritária, bem como a atualização da caderneta de vacinação (incluindo outras vacinas), entretanto, com o surgimento dos casos, viu-se a necessidade da imunização de toda a comunidade local.

O prefeito, José Fernando Barbosa, juntamente com o secretário de Saúde, Paulo Nascimento Bastos, e equipe de Vigilância Epidemiológica, ao saberem dos casos, imediatamente decidiram adquirir as doses da vacina. Inicialmente, haviam solicitado um orçamento da vacina – que girava em torno de R$ 70 mil as 5 mil unidades –, porém, foi concedida, e autorizada a doação através do Instituto Butantan.

“O município já está realizando medidas educativas para conter a doença, mas vimos a necessidade da imunização em toda população. Ressaltamos que não há a necessidade de pânico, as doses serão para todos, e os casos confirmados estão sendo acompanhados pela equipe médica local, devidamente medicados, e em estado considerado estável de saúde”, explicou o secretário de Saúde, Paulo Bastos.

O prefeito José Fernando, enfatizou: “Estamos muito satisfeitos e agradecidos com a doação das vacinas pelo Instituto Butantan, assim teremos uma população protegida contra o Influenza, e das variadas doenças causadas por esse vírus. É muito importante a população voltar os olhos para esta causa, e ter consciência de que devemos todos nos imunizar”.

Sobre o cronograma das ações, a fiscal em Vigilância Sanitária e bióloga, Jeane Alves de Jesus, informou: “Os agentes comunitários de saúde estarão visitando todas as casas do município, entregando senhas e informando a data do agendamento da vacina. Todos receberão senhas. É preciso estar munido da senha e do cartão SUS para receber a dose de vacina”. E reiterou: “A imunização é para toda a população, exceto para os munícipes que já receberam a dose contra o vírus influenza ”.

Cronograma de Vacinação

As doses da vacina já chegaram no município, e os trabalhos de imunização acontecerão à partir desta segunda-feira (4), com início às 07h30, em todas as Estratégias Saúde da Família – ESFs, em Selvíria (enquanto houver estoque), sendo o Dia D de Vacinação, no dia 9 (sábado), no ESF I (ao lado do CEM). Nos assentamentos, a vacinação acontecerá a partir desta data, nos dias das visitas semanais da equipe médica do município. O número de vacinas é destinado e direcionado para atender somente o municipio de Selvíria, não sendo possível atender moradores de outras localidades.34176586_2008955022479002_9100003842921070592_n

Related posts

Saúde de Selvíria realizará Dia D de Campanha Contra Raiva

admin

Projeto Florestinha realiza na semana da árvore, Educação Ambiental para 1.400 alunos em Selvíria

admin

Em Selvíria| Por motivos técnicos, atendimento da Carreta do Hospital do Amor de Barretos é cancelado

admin

Em Selvíria, Recurso do FIS é destinado para construção de casas à famílias de baixa renda que estavam em situação de risco

admin

Ação da Saúde de Selvíria para mobilização contra verminoses contemplará todas as escolas do município

admin

Arrastão de Combate à Dengue e Mutirão de Limpeza em Selvíria

admin