Image default

Mutirão da Saúde de Três Lagoas resulta em 422 coletas de materiais para exames laboratoriais

A coleta de materiais foi nas unidades de ESF Santo André, ESF Maristela e na unidade de EACS São Carlos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Saúde Coletiva, realizou mutirão de coleta de materiais (sangue, urina e fezes) para exames laboratoriais, no período de 29 de janeiro até a última sexta-feira (9).

Esse mutirão, realizado na unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF Santo André, no período de 29 de janeiro a 2 de fevereiro,  resultou no atendimento de 112 pessoas para coleta de materiais para exames laboratoriais.

No mesmo período, esse mesmo mutirão ocorreu na unidade de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde – EACS São Carlos, provisoriamente instalada no prédio da SMS do Bairro Nova Três Lagoas.  Nessa unidade, foram 162 coletas.

Nesta semana, no período de 5 a 9 de fevereiro, encerrando o mutirão, a mesma ação de coleta de materiais para exames aconteceu na ESF Jardim Maristela, onde foram realizadas 148 coletas.

O objetivo desse mutirão, que consistiu no prolongamento do horário de coleta de materiais para exames até às 8h, foi reduzir o tempo de espera, que, em alguns casos, estava chegando a mais de 30 dias.

Como avaliou a diretora de Saúde Coletiva da SMS, Carolina Ramalho Masuko, nessas três unidades em que houve esse mutirão, “os resultados foram altamente positivos, já que nossas equipes de Saúde atenderam a 422 pessoas, só para coleta de materiais para exames”.

“Esse total de coletas de materiais certamente reduziu em muito a fila de espera nessas três unidades de Saúde”, comentou a diretora de Saúde.

Em Três Lagoas, a equipe do Laboratório Municipal “Jaime Joaquim de Carvalho Filho” atingiu, neste mês de janeiro, o recorde de 39.444 exames realizados.

Como explicou o coordenador do Laboratório Municipal de Três Lagoas, César Ribas, nesse recorde de resultados de exames laboratoriais, “não estão incluídos os exames enviados aos Laboratórios de apoio”.

Veja também

Equipe do setor de Hemodiálise do Hospital Auxiliadora participa de Congresso de Transplante Renal

admin

Cerca de 2 mil crianças faltam ser vacinadas contra pólio e sarampo em Três Lagoas

admin

Saúde de Três Lagoas desde abril possui testes rápidos de diagnóstico da dengue

admin

Pais devem levar filhos aos postos de saúde para vacinação contra paralisia e sarampo

admin

Prefeitura de Três Lagoas e Rotary Clubes promovem campanha contra poliomielite e sarampo

admin

SMS de Três Lagoas esclarece população sobre utilização do Fumacê

admin

Prefeitura inicia programação de vistoria e tratamentos de bueiros, galerias e bocas de lobos em Três Lagoas

admin

SMS confirma mais dois casos de Leishmaniose humana em Três Lagoas

admin

Vacinação Contra a Gripe Influenza-A é estendida por mais uma semana

admin