Image default

Para proteção de dados, Prefeitura adquire antivírus eleito melhor do mundo

Diversas medidas foram tomadas para aperfeiçoar o funcionamento do serviço Público

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), ligado à Secretaria de Administração (SEAD) acaba de adquirir, pela primeira vez, um sistema de antivírus profissional.

Eleito o melhor antivírus do mundo, de acordo com o portal UOL, o “Bitdefender” será usado pelos computadores da Prefeitura por um período de quatro anos.

“Um antivírus deste porte garante segurança nas nossas estações, nos computadores, servidores e até impressoras”, explicou Alex Martins, Diretor do DTI.

Atualmente, de acordo com o DTI, a Administração conta com mais de 1 mil computadores distribuídos pelos departamentos e secretarias. Estas máquinas armazenam, além de dados da própria Prefeitura, informações dos munícipes.

De acordo com Alex, transtornos causados por softwares mal intencionados podem afetar o andamento do serviço público, como já aconteceu. “Há alguns anos um vírus muito forte atingiu a rede do nosso sistema, paralisando totalmente os trabalhos por dois dias. O sistema só foi totalmente recuperado após 12 dias”, contou.

O novo sistema antivírus já está sendo instalado nos computadores. No prédio principal, por enquanto, a SEAD e o Departamento de Licitação já receberam o programa. A expectativa é que até o final do ano todos os computadores já estejam com a proteção adequada.

Outro programa está sendo instalado nas máquinas. Trata-se de um software que mapeará e tomara nota das configurações de cada computador. Isso ajudará a identificar falhas no hardware das máquinas e até mesmo evitar extravios de peças.

“Esse serviço vai nos ajudar a distribuir acessórios entre os computadores, cada máquina estará no nosso sistema e saberemos a carência de cada uma”, disse Alex, que defende a aplicação do que ele chama de “Governança de TI”.

Além das melhorias que serão aplicadas nos sistemas, o DTI também realizou uma inédita manutenção nos nobreaks que sustentam os servidores do Município. Esses aparelhos são responsáveis por sustentar a energia dos computadores, caso haja uma queda de energia; e não recebiam nenhum reparo há 6 anos.

Veja também

Em seu site oficial, Nikon anuncia fim das atividades no Brasil

admin

Netflix | Confira os lançamentos da semana (07/09 a 13/09)

admin

Vício no celular desde pequeno põe até a alfabetização em risco

admin

Energia solar é alternativa para preservar meio-ambiente e diminuir valor da conta de luz

admin

Mark Zuckerberg perde US$ 16 bilhões com desvalorização do Facebook

admin

Whatsapp limita encaminhamento de mensagens para combater fake news

admin

WhatsApp confirma falha no recurso “visto por último”

admin

Plano da Vivo tem Netflix, YouTube e WhatsApp liberados

admin

Facebook compra direitos de transmissão da Champions League

admin