www.arapuams.com.br – Portal de Notícias de Três Lagoas e região
Image default

Patriotismo e apresentações culturais marcam 3ª Noite da Bandeira Haitiana em Três Lagoas

Aproximadamente duas  mil pessoas passaram pela Praça Senador “Ramez Tebet”, na noite do último sábado (18), para prestigiar a 3ª Noite da Bandeira Haitiana. Com a parceria da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), o evento foi realizado pela Associação para o Avanço dos Imigrantes Haitianos em Três Lagoas (ALMATH).

De acordo com o diretor cultural da ALMATH, Makov Beneche Cassiano, o objetivo da festividade é uma questão de patriotismo, respeito e amor por sua terra natal. “Nos reunimos no dia da Bandeira Haitiana como forma de permanecermos unidos, em presença e pensamento. Não devemos esquecer o nosso País, nossa História e Cultura”, explicou Makov.

Falando em cultura, o evento também contou com apresentações artísticas, como dança, coral, música e degustação da culinária haitiana. A banda Deep Roots, formada no Município por haitianos e três-lagoenses também subiu ao palco e foi ovacionada pelo público.

O produtor de eventos da diretoria de cultura, Heriksen Plesley, cumprimentou os imigrantes e parabenizou os organizadores pela festa. “Hoje é um dia feliz para todos, tanto para vocês que estão comemorando o dia da Bandeira, quanto para nós três-lagoenses pela oportunidade de aprender uma outra cultura. Quero reforçar que a Diretoria de Cultura estará sempre comprometida com os eventos e valores culturais, justamente por que hoje, vocês já fazem parte da família três-lagoense”, disse.

Também foram parceiros do evento a Empresa Metalfrio Solutions, Petrobras, Missão Salesiana e Pastoral do Imigrante.

DIA DA BANDEIRA HAITIANA

O Dia da Bandeira Haitiana é uma data importante para os haitianos, pois trata-se do símbolo da luta pela independência, ocorrido em 18 de maio 1803, quando se libertaram do domínio da França. As cores da bandeira são o azul e o vermelho. No centro há um painel branco ostentando o brasão de armas do país e uma palmeira real, que simboliza a independência. O lema da nação, retratado em um pergaminho branco, significa “A união faz a força”(“Lê L’Fait La Union Force”).

ALMATH

A Associação para o Avanço dos Imigrantes Haitianos em Três Lagoas foi criada com a  missão de ajuda voluntária aos haitianos que moram no Município e aos que aqui chegarem. Os integrantes orientam sobre leis brasileiras, regras e comportamento adotados na Cidade, assim como a boa convivência com os moradores locais. A ALMATH também organiza encontros e promove a valorização e aproximação das culturas.

Veja também

CEI Novo Alvorada aumenta vagas graças ao PROREME de Três Lagoas

admin

Equipe feminina de Três Lagoas é campeã no Campeonato Estadual Sub 18 e Adulto em Campo Grande

admin

Assinada ordem de serviço para um novo parquinho na Orla da Lagoa Maior

admin

Silva Abravanel, Filha de Silvio Santos prestigia desfile cívico em Três Lagoas

admin

Em Três Lagoas, Polícia Militar Ambiental multa em R$ 5 mil morador do Jupiá por queimada em terreno

admin

Saúde de Três Lagoas participa de mobilização contra o trabalho infantil

admin