Image default

População estabelece prioridades para uma Três Lagoas melhor

O Plano Plurianual (PPA) é um plano que estabelece ações para os próximos quatro anos de administração pública das cidades. Cada município no Brasil tem a obrigação de elaborar um PPA e colocá-lo em ação. Em Três Lagoas ele está sendo elaborado pela Prefeitura de Três Lagoas, com apoio técnico do Instituto Pólis, conseguido por meio do Programa de Apoio à Gestão Pública, (PAGP), iniciativa da Fibria, Instituto Votorantim, BNDES e Instituto Arapyaú.

Em um primeiro momento, foi instituída uma comissão composta por técnicos de todas as secretarias da Prefeitura, a fim de realizar a construção do PPA, tendo como balizadores, instrumentos como Plano de Governo, Plano Diretor, Plano Três Lagoas Sustentável e os Planos Setoriais das Políticas Públicas como Saúde, Educação e Assistência Social. A metodologia adotada contemplou o diagnóstico, indicadores da equipe técnica, reuniões com secretários e prefeito, compilação de dados e, por ser um plano participativo construído para a comunidade e pela comunidade, foram promovidas também audiências públicas regionalizadas.

Em cada uma delas, diversas entidades organizadas, como associações de moradores e sindicatos participaram, bem como cidadãos sem ligação alguma a instituições. Um fato importante é que as reuniões aconteceram em diferentes bairros de Três Lagoas, sendo que duas delas foram realizadas nos distritos de Garcias e Arapuá.

“Apoiar a construção do PPA é uma das formas de incentivar a cidade na elaboração de políticas públicas sustentáveis. Essa iniciativa, que começou em 2016 com o projeto Três Lagoas Sustentável, se consolida neste ano, com o trabalho do município sendo orientado pelo Instituto Polis, referência neste assunto”, afirma Marisa Coutinho, coordenadora de relações governamentais da Fibria.

Ação do PAGP

Para o secretário de Governo e Políticas Públicas de Três Lagoas, Daynler Leonel, é importante sinalizar que todas as propostas do governo devem ser previstas no PPA e a implantação do Plano de Ação Três Lagoas Sustentável que também contou com apoio da Fibria foi fundamental. “A implantação do Três Lagoas Sustentável foi muito importante, pois contribuiu para o planejamento de todo o processo de construção do PPA, de forma sistematizada, com estabelecimento da equipe, dos prazos e da metodologia. Além de garantir o envolvimento efetivo dos secretários, diretores e equipe técnica das secretarias que, diante da metodologia estabelecida, tiveram a oportunidade de propor ações relacionadas à suas pastas. Eles puderam também conhecer e acompanhar a construção das demais secretarias”, explica.

treslagoas

COMO PARTICIPAR

Quem quiser contribuir e não esteve nas audiências, pode acessar, dentro do Portal Oficial do Município, uma página específica sobre o PPA. Lá é possível encontrar uma breve explicação sobre o que é o PPA, e ainda visualizar em um mapa interativo, onde estão os instrumentos públicos de Três Lagoas, como unidades de saúde, escolas, CEIs, centro de lazer e outros.

A página possibilita, também, que o cidadão possa opinar sobre quais devem ser as prioridades elencadas pelo PPA, por meio de um formulário online simples e fácil de responder. Bastando apenas ter uma conta de e-mail válida.

Esse formulário tem objetivo de captar informações sobre qual o nível de prioridade para as cinco áreas de atuação da Prefeitura; os cinco programas prioritários para o Munícipio e ainda abre espaço para sugestões e opiniões extras.

No final da página, o cidadão pode encontrar os arquivos e documentos disponíveis, bastando clicar no título do documento para visualizar online ou baixar diretamente para o seu smartphone ou computador, dependendo de onde estiver acessando a página.

Mais informações: www.fibria.com.br/projetohorizonte2  |  Fale com a Fibria: 0800 642 8162 ou www.fibria.com.br/fale-conosco

Veja também

Trabalhadores da Eldorado Brasil aceitam reajuste proposto

admin

Vereadores de Três Lagoas aprovam projeto de lei que prevê parcelamento do ITBI

admin

Projeto “Brincando na Praça estará levando lazer aos moradores de Paranaíba

admin

Em Três Lagoas, Festa em honra a Nossa Senhora Aparecida terá procissão terrestre e fluvial

admin

Em Três Lagoas, Parceria entre Fibria e Senai beneficia 71 jovens no Programa Jovem Aprendiz

admin

Produtor rural é multado em R$ 3,6 mil por armazenamento de 12 m³ de madeira nativa ilegalmente

admin

Primavera em MS terá temperatura acima de 40º C e muita chuva

admin

Em Vídeo: Rapaz morto em acidente em Vicentina morava em Três Lagoas

admin

Fazendeiro de Arapuá oferece recompensa por gado furtado

admin