Image default

Prefeito de Selvíria José Fernando assina Termo de Cessão para ação do TRE-MS de cadastramento biométrico de eleitores do município

O prefeito José Fernando, na manhã desta quinta-feira (21), recebeu em seu gabinete, o desembargador e presidente do TRE-MS, João Maria Lós, para tratativas dos atendimentos que iniciarão em março no município, para cadastramento biométrico dos eleitores do Selvíria. Na ocasião, prefeito e desembargador assinaram o Termo de Cessão para o uso gratuito de sala da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) fará, em 2019, a revisão eleitoral e o cadastramento biométrico obrigatório em dezoito cidades do estado. Somados, o eleitorado dessas localidades corresponde a 532.567 eleitores. O não comparecimento acarreta o cancelamento do título de eleitor.

Em Selvíria menos de 5% dos eleitores possuem o cadastro biométrico segundo o TRE-MS, sendo cerca de 95,8% a meta para os trabalhos no município, correspondendo a 5.800 eleitores.

No decorrer do ano, os trabalhos serão divididos em quatro etapas. A primeira será em Ponta Porã e Selvíria. Na cidade de fronteira com Paraguai, a revisão começa em 11/03/2019 e termina em 30/05/2019. Já em Selvíria, os trabalhos se iniciam em 18/03/2019 e terminam em 15/05/2019, de segunda à sexta-feira, das 08h às 14h, podendo ter expediente expandido para às 22h, até mesmo finais de semana e feriados.

O presidente do TRE-MS, Desembargador João Maria Lós, ressalta para que os eleitores não esperem pelo início da obrigatoriedade para buscarem o atendimento. “Os eleitores dessas cidades não precisam esperar o início da revisão para se recadastrarem, pois os cartórios já estão realizando os atendimentos. Com isso, o eleitor pode evitar transtornos e longas filas”.

E lembrou o desembargador: “É obrigatório o comparecimento à revisão eleitoral e ao cadastramento biométrico, sob pena de cancelamento do título de eleitor, o que pode acarretar em prejuízos na vida civil”.

O prefeito José Fernando, agradeceu pela parceria, e disse estar disposto à colaborar com os trabalhos do TRE-MS no município,  destacando ser “uma grande e importantíssima ação, que evitará para muitos o deslocamento a comarca de Três Lagoas para o cadastramento biométrico, e outros serviços que esta Justiça Especializada oferece”.

Para assentamentos de Selvíria e bairro Véstia, será disponibilizado transporte para os moradores destas localidades, poderem se dirigir até a central de atendimento, na Secretaria de Assistência Social.

Participaram da reunião, os advogados, Ricardo Laluce e Clayton Mendes de Moraes; o vereador, Silvio Cesar Bezerra Leite; assistente Social, Daiane Fermino (Secretaria Municipal de Assistência Social); Thiago Hernandes Bento Fermino (setor de T.I.); chefe de Cartório, Vanessa Barroso; juíza eleitoral, Aline Lacerda; Eduardo Nagata (Seção de Projetos e de Qualidade – TRE-MS); auxiliar de Cartório, Rogério Gondim e o diretor geral do TRE-MS, Hardy Waldschmidt.

Biometria

A biometria é uma tecnologia que dá ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica confirma a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. A medida torna praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.

Dos 1,8 milhão de eleitores no Estado, 54,98% (1.033.586 eleitores) já possuem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral.

Por: Assessoria de Comunicação com informações do site do TRE/MS.

Veja também

Caminhoneiros se mobilizam para nova paralisação no Brasil

admin

Em Andradina, Lanchonete da Subway fica destruída após incêndio

admin

Em dia de protesto, escolas públicas vazias e avisos na porta

admin

Equipe do Castramóvel de Três Lagoas passará uma semana na região dos Ranchos

admin

Prefeito Angelo Guerreiro entrega reforma e ampliação da Escola Municipal “Gentil Rodrigues Montalvão”

admin

Raio mata 21 cabeças de gado em fazenda de Aparecida do Taboado

admin

Saúde e Meio Ambiente de Três Lagoas comemoram Dia Mundial da Água

admin

Deputado Eduardo Rocha intermedeia reunião de ceramistas com secretário da Sefaz em MS

admin

CTG Brasil solta 110 mil peixes no Rio Paraná

admin