Procon de TL convoca reunião com operadoras sobre reclamações dos consumidores

Procon de TL convoca reunião com operadoras sobre reclamações dos consumidores

Por: Expressão MS

Não é de hoje que as reclamações constantes de telefonia móvel chegam ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon de Três Lagoas. Só neste ano, já foram registradas 118 reclamações fundamentadas sobre problemas com as operadoras. Já os atendimentos realizados a respeito do assunto chegaram a 997, até agora.

Conforme o coordenador do Procon, Mohamed Jarouche , as maiores reclamações são as vendas enganosas e a cobrança indevida de serviços. “Temos muitas queixas, e infelizmente estes números apresentaram um acréscimo. Embora, algumas operadoras têm melhorado os serviços, ainda deixam muito a desejar”, explica.

Para resolver o problema, o órgão convocou uma reunião com representantes das operadoras Claro, Oi, Vivo e Tim. O encontro será realizado no dia 22 de novembro, às 14h, no prédio local. “Nosso principal objetivo é ampliar nosso contato com estas empresas para que as pendências dos consumidores sejam resolvidas com, cada vez mais, rapidez”, ressalta Mohamed mencionando que apesar do número alto de atendimentos, poucos chegam à fase de reclamação, sendo o problema resolvido no estágio da Carta de Informação Preliminar (CIP).

“Isto demonstra que o órgão tem sido eficiente nas conciliações entre o consumidor e a empresa reclamada. Temos conseguido resolver muitas situações. Se as queixas não são resolvidas ainda na CIP, elas viram processo administrativo e torna a solução mais demorada”, enfatiza.

O coordenador ainda explica que durante a reunião irá alertar às operadoras sobre a importância de solucionar efetivamente os problemas de seus consumidores em seus próprios canais de atendimento, sem que seja necessário que os usuários precisem ir ao Procon para registrar suas queixas. E, caso cheguem ao órgão do consumidor, a empresa de celular deve solucioná-los ainda em fase de CIP, sob pena de conversão em processos administrativos e de aplicação de eventual multa.

Os representes virão de Goiânia (GO), Campinas (SP), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ) e devem sair da reunião com outra atividade programada para o próximo ano. Trata-se de uma campanha nos moldes da “Ação Nome Limpo”, que regularizou dívidas de centenas de consumidores três-lagoenses, realizada em setembro, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas – ACITL. “A ação deverá acontecer no dia 15 de março, quando é comemorado o dia internacional do consumidor. Queremos tornar esta data especial para o três-lagoense, e não há nada melhor do que comemorar oferecendo vantagens para a população”, destaca.

Ranking

No ranking das reclamações recebidas contra as operadoras registradas no órgão, até novembro de 2017, a operadora Claro é a campeã, com 405 queixas. Em segundo lugar aparece a Oi Telefonia, que calcula 369 atendimentos. A Vivo registrou 183 e Tim, 40.