www.arapuams.com.br – Portal de Notícias de Três Lagoas e região
Image default

Programa Casais Grávidos tem palestra sobre Cuidados com o Bebê

Papais também receberam orientações sobre saúde bucal e tabagismo

Nesta quarta-feira, 04, a equipe do Viver Bem, da Unimed Andradina, esteve reunida com os futuros papais que participam do Programa Casais Grávidos, oferecido aos beneficiários da cooperativa. O evento teve como tema “Os Cuidados com o Bebê”.

Dentre os assuntos abordados estavam, os cuidados com o coto umbilical e higiene íntima, troca de fraldas, triagem neonatal, posição para dormir entre outros. “Hoje foi o dia de tirar todas as dúvidas dos papais sobre esses cuidados que devem ser dispensados aos bebês, deixamos todos bem à vontade para perguntar e esclarecer sobre o assunto”, concluiu a enfermeira, Alessandra Soares.

Além disso, ainda foram repassadas orientações sobre saúde bucal em todas as fases da vida, e o risco de beijar o bebê na boca. “Existem diversas maneiras de demonstrar seu carinho, no entanto o beijo na boca, assim como assoprar ou provar a comida antes do bebê pode transmitir bactérias causadores da cárie e outras doenças”, ressaltou a enfermeira.

Outro ponto destacado foi sobre os malefícios causados pelo fumo durante a gravidez. “O tabagismo é responsável por 20% dos casos de fetos com baixo peso ao nascer, 8% dos partos prematuros e 5% de todas as mortes perinatais, além de contribuir para síndrome da morte súbita do bebê e alterações em seu desenvolvimento do sistema nervoso central”, finalizou Alessandra.

Todos os papais foram orientados sobre a parceria da Unimed Andradina com Clínicas de Vacinação e também a importância da mesma para a gestante e bebê.

Triagem Neonatal

Teste do Pezinho: Para realizar o teste do pezinho, a família deve levar o recém-nascido a uma unidade básica de saúde entre o 3° e o 5° dia de vida. É fundamental ter atenção a esse prazo.

Teste do Olhinho: O exame é realizado nas maternidades até a alta do recém-nascido. A recomendação é que o Teste do Olhinho seja feito pelo pediatra logo que o bebê nasce.

Teste Orelhinha:  O exame é feito, geralmente, no segundo ou terceiro dia de vida do bebê e identifica problemas auditivos no recém-nascido.

Teste Coraçãozinho: Todo bebê tem direito de realizar o teste de coraçãozinho ainda na maternidade, entre 24h a 48h após o nascimento. O teste é simples, gratuito e indolor.

Programa Casais Grávidos

Se você é beneficiário Unimed Andradina e quer fazer parte do Programa Casais Grávidos entre em contato com o Viver Bem pelo telefone: 18 3702 4000 ramal 4040 ou 4031 ou pelo WhatsApp 18 98141 0405.

Veja também

Psicóloga da Unimed Andradina ministra palestra sobre suicídio na Usina Santa Adélia

admin

Unimed Andradina descarta lixo eletrônico em Ecoponto

admin

Unimed Andradina, Sicredi e Sicoob doam alimentos para a CAMOR

admin

Em SP, Mulher gestante pode escolher pelo parto Cesariana

admin

Menino de 11 anos morre após passar mal dentro de escola

admin

Ação dos Bombeiros em Castilho envolve avião e helicóptero que já usaram 100 mil litros de água

admin