www.arapuams.com.br – Portal de Notícias de Três Lagoas e região
Image default

Programa de Educação Ambiental da Suzano beneficia 355 pessoas com ações voltadas à comunidade de Três Lagoas

Parcerias com APAE, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e Polícia Militar Rodoviária Estadual, disseminam importantes conceitos ligados à conservação do meio ambiente e alimentação saudável

A Suzano investe em ações de educação ambiental nas cidades em que atua e tem no PEA (Programa de Educação Ambiental) uma importante ferramenta para difusão de conhecimentos em Mato Grosso do Sul. Uma das vertentes da iniciativa, o PEA Comunidade, beneficia diretamente 355 pessoas em Três Lagoas com uma série de atividades.

“As ações do PEA em Três Lagoas abrangem um público variado, com a missão de abordar assuntos importantes relativos à conservação do meio ambiente, alimentação saudável e qualidade de vida. A cada dia vemos aumentar o engajamento dos participantes, que percebem a urgência do tema e a necessidade de mudança de hábitos em prol de uma relação mais harmoniosa com a natureza”, afirma Luiza de Marilac Zuque Silva Maia, analista de Meio Ambiente Industrial da Suzano em Mato Grosso do Sul.

Uma das parcerias contempla a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), que há três anos envolve 110 pessoas atendidas pela instituição, divididas em dois grupos: um deles, formado por participantes a partir de seis anos que seguem o programa pedagógico específico para transtornos do espectro autista e condutas típicas; o outro, para os frequentadores do Núcleo Rural da APAE em Três Lagoas, com idade a partir de 16 anos.

Eles participam de atividades como plantio de árvores e hortaliças, recebem informações sobre temas como reciclagem, destinação do lixo e economia de recursos naturais, por meio de apresentações teatrais, de fantoche e música.

“Eles participam de maneira efetiva, se interessam sobre o cultivo e conseguem assimilar mais facilmente aprendizados transmitidos pelo teatro, como quando mostraram o perigo das queimadas. Isso é fundamental para reforçar a autoestima e para eles sentirem que estão fazendo parte de algo importante”, diz a coordenadora pedagógica da APAE Três Lagoas, Eny Regina Rodrigues.

Três projetos sociais desenvolvimentos pela Prefeitura de Três Lagoas em parceria com o Corpo de Bombeiros (Bombeiros do Amanhã), Polícia Militar Ambiental (Patrulha Florestinha) e Polícia Militar Rodoviária Estadual (Patrulha Mirim do Trânsito), também participam do PEA Comunidade por meio de ações de orientação junto à comunidade ressaltando as características da fauna e flora regionais e a importância de sua preservação. No total, esses projetos beneficiam 190 crianças e adolescentes.

Além disso, o PEA realiza o Pró-Funcionário, com capacitações para profissionais que atuam nas escolas, em funções administrativas, de limpeza e na cozinha. Neste ano, são 55 pessoas nos eventos, que incluem palestras e ações que tratam de coleta seletiva e destinação de resíduos sólidos.

Veja também

Comunicamos o falecimento de Rose Guilardi, companheira do Secretário de Três Lagoas Adriano Kawahata

admin

Vereadores de Três Lagoas aprovam e Sejuvel promoverá competição em quatro modalidades

admin

Em solenidade lotada e emocionante, Câmara de Três Lagoas homenageia Banda Cristo Redentor

admin

Silverado solicita semáforo e recapeamento de vias em Três Lagoas

admin

Campus Três Lagoas do IFMS inaugura usina fotovoltaica

admin

Vice-presidente da ALMS, deputado Eduardo Rocha é homenageado e preside Sessão Solene

admin