www.arapuams.com.br – Portal de Notícias de Três Lagoas e região
Image default

Projeto de Eduardo Rocha que cria o Dia de Combate à Mortalidade Materna é aprovado em 2ª votação

Com o objetivo de serem elaboradas campanhas que promovam a conscientização da população sobre a mortalidade materna, tornando o dia 28 de maio como o Dia Estadual de Combate à Mortalidade Materna, o deputado estadual Eduardo Rocha teve seu Projeto de Lei aprovado em 2ª votação nesta quarta-feira (02).

A matéria foi apresentada em junho deste ano e o parlamentar almeja a inclusão desta data no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul. Segundo Eduardo Rocha, 1º vice-presidente da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), é de grande importância debater este assunto.

“Percebemos que esse tema não é discutido, sendo este de grande necessidade. Vemos muitos casos de mulheres que sofrem ou até morrem com problemas no período de gravidez ou na sequência e precisamos evitar o acréscimo destes casos”, afirmou o parlamentar.

O parlamentar ainda destacou sua satisfação em ver a aprovação do projeto por todos os demais parlamentares presentes. “Fico muito feliz e agradecido aos meus colegas pela aprovação, onde obtivemos todos os votos favoráveis dos que estavam em plenário”, disse Eduardo Rocha.

De acordo com a justificativa do projeto, fica definida esta data de 28 de maio por já ser lembrado a nível mundial sobre métodos e as ações políticas necessárias para melhorar as condições da saúde da mulher gestante, principalmente.

Ainda segundo a matéria, cerca de 830 mulheres morrem todos os dias por complicações relacionadas à gravidez ou ao parto e após o mesmo. No Brasil também é um número assustador, mais de 1.800 mulheres morrem neste período.

A proposta segue agora para aval do governo do Estado, e após sua sanção o projeto se torna lei.

Veja também

Estudantes do IFMS conquistam medalhas em jogos nacionais

admin

MS 42 ANOS – O binônimo Bonito/Pantanal … de mergulhos a cavalgadas

admin

Feriado da Padroeira do Brasil teve calor de 41°C em Mato Grosso do Sul

admin

Dia 11 de Outubro é comemorado a criação de Mato Grosso do Sul

admin

Feiras do IFMS promovem a ciência em dez municípios

admin

Último mês de pesca esportiva tem feriado prolongado e operação da PMA

admin