www.arapuams.com.br – Portal de Notícias de Três Lagoas e região
Image default

Psicóloga da Unimed Andradina ministra palestra sobre suicídio na Usina Santa Adélia

Evento reuniu cerca de 74 colaboradores da empresa

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a psicóloga do Viver Bem, da Unimed Andradina, Laís Calvoso, ministrou, nesta sexta-feira (06), uma palestra sobre o tema aos colaboradores da Usina Santa Adélia. O evento reuniu cerca de 74 funcionários.

O bate-papo teve como foco principal a importância da discussão sobre o suicídio, além dos mitos e crenças que ainda existem pela falta de informação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a cada 40 segundos acontece um suicídio no planeta e no Brasil a cada 45 minutos uma pessoa perde a vida cometendo o ato. “Esses números são alarmantes e precisamos tratar do tema com muita seriedade, é fundamental que as empresas abram esse espaço para que seus colaboradores tenham as informações necessárias de prevenção e esclarecimento, porque esse fenômeno acontece com frequência”, explicou Laís.

Ainda segundo a psicóloga, é importante ressaltar que vários fatores influenciam o comportamento suicida, um deles é a condição biológica, entendendo que o suicídio é um sintoma grave de uma doença, por meio de estudos foi comprovado que 90% dos casos tem a presença de um transtorno psiquiátrico. “A depressão é o transtorno de maior risco e o mais presente nos casos. Além da vulnerabilidade que doença pode trazer, quando associada a um evento estressante, pode se tornar um gatilho para que o pensamento de suicídio se inicie.

Se conversarmos mais sobre o assunto, será possível entender que não se trata de escolha, mas sim consequência de vários fatores. É compartilhando essas informações que damos a possibilidade ao outro de falar sobre seu sofrimento. Só assim, conseguiremos ajudar para que não evolua para um planejamento e chegue a um ato de suicídio consumado”, finalizou.
A palestra foi realizada por meio do Programa AgroFácil. Na próxima semana será a vez da Usina Pioneiros receber o evento.

Veja também

Unimed Andradina descarta lixo eletrônico em Ecoponto

admin

Programa Casais Grávidos tem palestra sobre Cuidados com o Bebê

admin

Unimed Andradina, Sicredi e Sicoob doam alimentos para a CAMOR

admin

Em SP, Mulher gestante pode escolher pelo parto Cesariana

admin

Menino de 11 anos morre após passar mal dentro de escola

admin

Ação dos Bombeiros em Castilho envolve avião e helicóptero que já usaram 100 mil litros de água

admin