Image default

Representantes da Caravana Contra o Feminicídio da OAB/MS se reúnem com secretária de Assistência Social de Três Lagoas

Secretária avalia como positiva a reunião para aumentar, fortalecer e potencializar ainda mais ações já realizadas na Cidade

A secretária Municipal de Assistência Social (SAS), Vera Helena Arsioli Pinho, acompanhada do assessor Jurídico do Município, Luis Henrique Gusmão, e da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), recebeu nesta quarta-feira (17), integrantes da Caravana Contra o Feminicídio, formada por advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional de Mato Grosso do Sul (OAB/MS).

A equipe procurou a secretária para fazer uma reivindicação de parceria com a Prefeitura Municipal de Três Lagoas, por meio de convênios e da criação de uma subsecretaria para tratar de assuntos como a violência doméstica, além da criação de uma comissão que acompanhe os feminicídio.

O caso de assassinato de uma mulher que comoveu a Cidade recentemente motivou a vinda do grupo que conversou e esclareceu várias dúvidas com a secretária que, junto com o assessor Jurídico e de sua equipe, levantou as informações solicitadas pelas advogadas e mostrou dados sobre os programas já realizados no Município.

Para a conselheira Estadual da OAB/MS, Ecler Nantes, os resultados são positivos. “Estamos saindo dessa reunião extremamente felizes com as ações que a Secretaria está realizando. Esse trabalho realizado em rede com outras Secretarias está surtindo um excelente resultado”, confirma.

Para Vera Helena, a vinda do grupo pode aumentar, fortalecer e potencializar ainda mais as palestras e ações já realizadas na Cidade para melhorar e diminuir o índice e a violência da mulher.

“Em Três Lagoas, a SAS já realiza uma política voltada em combater a violência contra a mulher. Temos uma equipe no CREAS composta por advogados, assistente social, psicólogo, pedagogo, que desenvolvem esse trabalho, além de palestras nas escolas municipais e estaduais, nas indústrias e empresas da Cidade para tentar conscientizar e modificar esse cenário”, explica.

CONVÊNIO

Além da subsecretaria para tratar de assuntos específicos como a violência doméstica, a possibilidade de formação de um convênio também foi levantado pela equipe para levar palestras às Escolas Municipais e Estaduais da Cidade conscientizando os alunos que, consequentemente, repassarão essas informações as mães, que a violência começa inicialmente de forma verbal, emocional, financeira, patrimonial, evoluindo até chegar ao crime.

“Quando realizamos essas ações dentro da sala de aula os alunos entendem o que é a violência e levam ao conhecimento da mãe, por exemplo, que até então achava normal e comum”, disse uma das integrantes da comissão durante a reunião. Para a comissão o feminicídio é a ponta do iceberg de todo um histórico de violência.

RESULTADO

Para o assessor Jurídico do Município, e ex-conselheiro da OAB, Luis Gusmão, “a reunião foi satisfatória. Houve uma convergência de interesses até por conta das políticas já colocadas em prática pela SAS e vemos a possibilidade do Município aperfeiçoar e aprimorar o trabalho que já vem sendo desenvolvido. Vamos levar as reivindicações ao prefeito e acredito que essa atuação da OAB/MS na Cidade de Três Lagoas é de grande valia e necessidade, além de interesse de toda a população”, explica Gusmão.

Para Vera Helena, “é muito importante recebermos essas mulheres guerreiras, ativas, que estão à frente e tomam a iniciativa para tocarmos em um assunto tão difícil e complicado. Precisamos empoderar as mulheres para avançarmos com propostas em trabalho, ações concretas a fim de combater a violência contra a mulher”, explica.

Veja também

Ampliação de Subestação em Três Lagoas custará 4,2 milhões e beneficiará 80 mil pessoas

admin

AEMS terá curso de Odontologia em 2019

admin

Candidatos aprovados em Concurso Público de Três Lagoas são convocados para posse

admin

Prefeitura de Três Lagoas disponibilizará ônibus para a comemoração de réveillon

admin

Costelada Beneficente reúne 1.200 pessoas em Três Lagoas

admin

Comitê se reúne para definir ação de enfrentamento ao Aedes aegypti em Três Lagoas

admin

Assistência entrega à Saúde equipamentos para auxiliar atendimentos do Bolsa Família

admin

Instituto vai apoiar projetos sociais de Três Lagoas

admin

Hoje é o último dia de inscrição para o concurso “Natal Mágico, Cidade Luz”

admin