www.arapuams.com.br – Portal de Notícias de Três Lagoas e região
Image default

Saúde de Brasilândia promove exames orientações na Semana de Prevenção do Câncer Bucal

Do dia 04 a 08 de novembro, todas as unidades de Saúde de Brasilândia realizam a campanha da Semana de Prevenção do Câncer Bucal. Ao longo desta semana, as odontólogas do município realizam palestras e exame bucal para diagnóstico.

Nas orientações, as profissionais de Saúde reforçam a necessidade do auto exame da boca e caso a pessoa detecte alguma alteração que possa procurar a unidade de Saúde mais próxima de sua residência e faça uma consulta com um dentista.

A equipe de Saúde Bucal também está distribuindo folders para a população.

CÂNCER DE BOCA

Segundo a coordenadora de Saúde Bucal, a dentista Lilian Struchel, algumas causas que podem levar a pessoa obter um câncer de boca são: mascar fumo, cigarro, narguilé e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. “Quanto maior no número de cigarros e de dose de bebidas alcoólicas ingeridas, maiores são as chances de se ter a doença”, disse.

Outros fatores de risco também são: exposição ao sol sem proteção, o HPV (Papiloma Vírus Humano), transmitido pelo sexo oral, alimentação pobre de legumes e verduras também aumentam as chances de se ter câncer de boca.
O câncer de boca é um tumor maligno que se desenvolve nos lábios, gengiva, bochechas, céu da boca, língua e o assoalho da boca. Caso a pessoa apresente feridas nos lábios e na boca e não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na região da boca ou sangramentos sem causa conhecida na boca.

Outros possíveis sinais do câncer de boca são: nódulos na região pescoço e rouquidão persistente.

O câncer de boca pode ser descoberto por meio de um exame clínico bucal durante a consulta odontológica ou médica. Durante a análise, o profissional da Saúde confere possíveis lesões na boca.

Para evitar riscos, o recomendável é evitar o uso do cigarro, bebidas alcoólicas e fazer uma alimentação saudável, usar preservativos durante a prática do sexo oral e usar protetor solar nos lábios.

O câncer de boca tem cura, entretanto, quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance do tratamento em alcançar resultados positivos.

​Por Patricia Acunha/Assessoria de Imprensa

Veja também

ESF 3 promove o encontro do mês de novembro com o grupo HiperDia

admin

Em Brasilândia| Gestantes recebem orientações sobre saúde nutricional

admin

Reassentamento Pedra Bonita recebe orientações de Saúde

admin

Grupo Resgate da Infância celebra o Dia da Gentileza

admin

Entreposto de Mel em Brasilândia (MS) conquista certificação e amplia a comercialização

admin

Escola Antonio Henrique Filho realiza IV Diáspora Africana e II Concurso da Beleza Negra

admin