www.arapuams.com.br – Portal de Notícias de Três Lagoas e região
Image default

Sorteio de moradias em Paranaíba-MS foi realizado por sistema eletrônico

Tecnologia trouxe agilidade, transparência e segurança ao processo do sorteio.

Nesta sexta-feira (29), em poucos minutos, a população de Paranaíba-MS teve acesso a lista dos sorteados  no Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. O sorteio aconteceu na manhã de hoje na Praça do Carnaíba e foi realizado de forma online, ao vivo, por meio do software Habix, fornecido pela Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab). Ao todo, 100 famílias foram selecionadas para concorrer a uma casa no Residencial Ovídio.

O software reúne em uma plataforma todas as atividades para a gestão de programas habitacionais, da inscrição dos candidatos até a administração dos financiamentos habitacionais. Por meio do sistema os servidores públicos realizam o levantamento das demandas habitacionais, analisam e classificam as famílias interessadas segundo os critérios e prioridades definidos em lei, entre outras ações. A ferramenta, que é utilizada pela Agehab há muitos anos, tem tornado os processos dos programas habitacionais mais ágeis, transparentes e assertivos e, contribuído com a realização do sonho da casa própria para a população.

Acompanhando os avanços tecnológicos que têm impactado diretamente nossas vidas, cada vez mais a Agência tem buscado expandir a utilização desse sistema em seus programas próprios ou em parceria com os municípios. Para a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopez, o software contribuiu para a transparência do processo de seleção das unidades habitacionais no Mato Grosso do Sul e, de forma simples e objetiva, auxiliou as famílias a terem acesso às informações. Além disso, o atendimento também ficou mais ágil, facilitando o trabalho dos servidores e impactando diretamente nas prestações de serviços para à população.

Hoje o cidadão faz a inscrição para os programas habitacionais diretamente pelo sistema. Todo o processo é online, a plataforma pode ser acessada pelo celular, computador ou tablet; assim não é preciso se deslocar para um posto de atendimento presencial, reduzindo o custo com transporte e otimizando o tempo.

 Sorteio eletrônico

O software pode realizar diversos tipos de processos seletivos para programas habitacionais, cada processo é pautado por uma legislação específica. O processo seletivo por sorteio eletrônico, que foi realizado pela Agehab para atender a demanda de habitação do município de Paranaíba-MS, foi desenvolvido segundo a Portaria no 163, que instituiu o Sistema Nacional de Cadastro Habitacional (SNCH) e aprovou o Manual de Instruções para Seleção de Beneficiários do Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU), no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV).

A analista de negócios da Digix, empresa que criou o sistema, Jaqueline Camondy, explica que de acordo com a Portaria, para a realização do sorteio foram consideradas duas variáveis: o número do primeiro prêmio da Loteria Federal do sábado anterior à data do sorteio (excepcionalmente o Ministério das Cidades pôde gerar essa variável por sorteio aleatório de números) e a quantidade de pessoas habilitadas para o sorteio. “É uma tecnologia de aleatoriedade que garante um processo auditável. Essa aleatoriedade nos possibilita replicar esse sorteio e ter sempre o mesmo resultado, se as variáveis forem as mesmas. Isso garantiu para a população um processo confiável”, completa.

O sorteio eletrônico trouxe mais agilidade, transparência e segurança para o processo de seleção. Antes, com o sorteio manual, era necessário separar os nomes dos habilitados pelas prioridades e critérios, recortar os papéis, organizar as urnas, entre outras ações. Além disso, o processo do sorteio e a divulgação do resultado também eram mais demorados. Agora, de acordo com a analista de negócios Jaqueline, o processo é muito mais rápido pois o sistema executa todas as atividades necessárias com poucos ´cliques´: “Em poucos minutos foi gerada a lista com as pessoas sorteadas”.

Veja também

Cerca de 800 pessoas participaram do projeto Transporte em Ação do SEST SENAT

admin

Em Corumbá, Professora de 44 anos morre atropelada por vagão

admin

Saudoso locutor de rodeios, ‘Curió’ ganha homenagem com nome de rua em Três Lagoas

admin

Ex-Vice Presidente da FETEMS e Professora Elaine de Sá Costa será velada as 20h no Sinted de Três Lagoas

admin

Reporter Arapuá, Acidente entre ônibus e carro é registrado na Avenida Ranulpho em Três Lagoas

admin

AGU e SPU: Área da feira pertence ao Município de Três Lagoas

admin