Image default

Superação é tema do II Simpósio de Acessibilidade da AEMS

A Faculdade Integrada de Três Lagoas – AEMS, promoverá dia 25 de setembro, o II Simpósio de Acessibilidade. O evento será realizado no anfiteatro da instituição e terá o lançamento do livro “Do fundo da sala à livre docência: Superações e limites de um professor de física cego imerso na cultura de videntes”, autoria do Professor Dr. Eder Pires de Camargo.

Com o currículo extenso, a escolha de Eder se deu pela grande história de vida, conta a professora de Psicologia e também organizadora do evento, Juliana Barros. “No pouco tempo que conheci aprendi muita coisa, acredito que sua palestra será enriquecedora para todos”.

A ideia do evento também é discutir e compartilhar experiências facilitadoras para a educação, sejam eles portadores de deficiências físicas, altas habilidades, com dificuldades de aprendizagem ou integrantes de minorias, que geralmente, sentem-se ou estão à margem do que a sociedade dispõe.

“O objetivo desse encontro é salientar a importância de termos um olhar mais sensível para as pessoas ao nosso redor e inclui-las de uma maneira mais certeira no nosso dia a dia. Trabalhar a questão de inclusão é mostrar que todas as pessoas são capazes. Ser deficiente não é um defeito”, explica Juliana.

No Brasil, há algum tempo, a acessibilidade e a inclusão na educação deixaram de ser apenas uma preocupação de educadores e interessados, alçadas à condição de política educacional e linguística do Estado, como demonstram o programa Escola Acessível do governo Federal, e a edição regular de legislação referente ao tema, como a Lei nº 10.098 (BRASIL, 2000) –  a lei da Acessibilidade.

A expectativa para o evento é reunir cerca de 300 participantes entre pesquisadores, professores, estudantes e comunidade. As inscrições podem ser realizadas na tesouraria da AEMS e o valor do ingresso é de R$ 20 para estudantes e R$ 30 para visitante.

Mais informações podem ser consultadas no site http://www.aems.edu.br/ ou na secretaria da faculdade, localizada na Avenida Ponta Porã – 2750, Distrito Industrial.

Veja também

Concurso Geração Sustentável 2018 divulga resultados

admin

Kroton promove minicursos e palestras gratuitas com foco no mercado de trabalho em 128 cidades em todo o país

admin

Começam nesta segunda-feira as inscrições para o Enem 2018

admin

IFMS divulga 2ª chamada para cursos de graduação com ingresso pelo Sisu

admin

Estudantes do IFMS vencem competição nacional de foguetes

admin

Enem 2017, Candidatos devem ficar atentos aos horários das provas para evitar atrasos

admin

IFMS ofertará seis novos cursos de graduação em 2018

admin

IFMS divulga lista de candidatos com gratuidade na taxa de inscrição para cursos técnicos integrados

admin

IFMS registra 673 trabalhos selecionados para feiras de ciência e tecnologia

admin