Superação é tema do II Simpósio de Acessibilidade da AEMS

Superação é tema do II Simpósio de Acessibilidade da AEMS

A Faculdade Integrada de Três Lagoas – AEMS, promoverá dia 25 de setembro, o II Simpósio de Acessibilidade. O evento será realizado no anfiteatro da instituição e terá o lançamento do livro “Do fundo da sala à livre docência: Superações e limites de um professor de física cego imerso na cultura de videntes”, autoria do Professor Dr. Eder Pires de Camargo.

Com o currículo extenso, a escolha de Eder se deu pela grande história de vida, conta a professora de Psicologia e também organizadora do evento, Juliana Barros. “No pouco tempo que conheci aprendi muita coisa, acredito que sua palestra será enriquecedora para todos”.

A ideia do evento também é discutir e compartilhar experiências facilitadoras para a educação, sejam eles portadores de deficiências físicas, altas habilidades, com dificuldades de aprendizagem ou integrantes de minorias, que geralmente, sentem-se ou estão à margem do que a sociedade dispõe.

“O objetivo desse encontro é salientar a importância de termos um olhar mais sensível para as pessoas ao nosso redor e inclui-las de uma maneira mais certeira no nosso dia a dia. Trabalhar a questão de inclusão é mostrar que todas as pessoas são capazes. Ser deficiente não é um defeito”, explica Juliana.

No Brasil, há algum tempo, a acessibilidade e a inclusão na educação deixaram de ser apenas uma preocupação de educadores e interessados, alçadas à condição de política educacional e linguística do Estado, como demonstram o programa Escola Acessível do governo Federal, e a edição regular de legislação referente ao tema, como a Lei nº 10.098 (BRASIL, 2000) –  a lei da Acessibilidade.

A expectativa para o evento é reunir cerca de 300 participantes entre pesquisadores, professores, estudantes e comunidade. As inscrições podem ser realizadas na tesouraria da AEMS e o valor do ingresso é de R$ 20 para estudantes e R$ 30 para visitante.

Mais informações podem ser consultadas no site http://www.aems.edu.br/ ou na secretaria da faculdade, localizada na Avenida Ponta Porã – 2750, Distrito Industrial.