Teatros musicais encerram MS em Cena neste final de semana em Três...

Teatros musicais encerram MS em Cena neste final de semana em Três Lagoas

Assessoria

O MS em Cena deste final de semana oferecerá ao público duas peças musicais para encerrar o festival. “Terra abaixo, Rio acima”, da Cia Cênica de São José do Rio Preto (SP), é a programação este sábado (18), a partir das 19 horas, na praça Ramez Tebet.

Já no domingo o festival será encerrado no Anfiteatro da UFMS (Unidade II), às 19 horas, pelo Grupo Fulano Di Tal, de Campo Grande (MS), com o Teatro Musical “Ópera do Malandro”, cuja classificação é a partir dos 10 anos.

Sinopses

“Terra Abaixo, Rio Acima” conta a histórias da construção da Hidrelétrica de Ilha Solteira (SP), cujas obras foram concluídas em 1978 e é cercada de muitos enredos e personagens, como a submersão da cidade de Rubinéia, a velha barragem, o exército da força divina e a revolta do “arranca capim”, entre outros.

Tais histórias e personagens foram estudadas, misturadas e reinventadas de tal modo que a realidade mais crua tirou seus pés do chão e o imaginário criou profundas raízes no cotidiano. Assim, quando o progresso chega à pequena comunidade, casas, terras, pessoas, memórias, tudo é represado, submerso. Em um dia daqueles, em que o rio vira mar, os moradores e suas histórias fantásticas decidem emergir em busca de algo que se perdeu.

Em “Ópera do Malandro” o público confere um cafetão de nome Duran que se passa por um grande comerciante. Sua mulher Vitória, que do nome nada herdou, é uma cafetina que, na realidade, vivia da comercialização do corpo. A sua filha Teresinha é “apaixonada” por uma patente superior, Max Overseas, que vive de golpes e conchavos com o chefe de polícia.

Ainda movimentam a história de prostitutas Fichinha e Shirley, além da travesti Geni, que só serve para apanhar e cuspir.