ArapuáNews – Notícias de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil e região
Image default

Unidade Móvel da Energisa leva aulão gratuito sobre eficiência energética para Água Clara

Entusiasmo, olhos curiosos, atentos e cheios de encanto. O Projeto Nossa Energia, da Energisa, percorre Mato Grosso do Sul sensibilizando jovens, professores e pais, sobre o uso racional e seguro da energia elétrica e conquista crianças e adolescentes por meio de uma linguagem lúdica que ensina e diverte.

A aventura começa quando o caminhão se transforma em uma grande sala de aula, subindo as escadas e acomodando os alunos e professores, que por uma hora, participam de atividades e aprendem sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica com demonstrações, experimentos físicos e filmes educativos.

“Escolhemos ir até as escolas, pois as crianças repercutem esses assuntos dentro do meio em que vivem, levando a nossa informação para a prática dentro de casa, exercendo um papel de importante como ‘fiscais dos seus familiares’, impactando diretamente no centro das famílias”, comenta o coordenador de Eficiência Energética, Emerson Rivelino Nantes Alves. 

Nos dias 04 e 05 de dezembro, o ‘Nossa Energia’ vai estar no município de Água Clara, na Escola Municipal Márcia Fiorati. Na sexta-feira (06), passa pelo Centro de Referência de Assistência Social.  O caminhão percorre ao longo do ano, desde 2014, os 74 municípios da área de concessão da Energisa, levando informações sobre economia de energia para toda a população.

Além disso, o projeto presta consultoria para donas de casa e melhora os sistemas de iluminação, condicionamento de ar e refrigeração de instituições sem fins lucrativos. O programa também tem realizado a troca de geladeiras antigas por outras mais eficientes, com o selo Procel.

 Tarifa Social 

O caminhão também tem levado a oportunidade para redução na tarifa de energia. É que a comunidade pode realizar o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, garantindo até 65% na conta de luz. Tem direito a Tarifa Social as famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal com renda familiar menor ou igual a meio salário mínimo.

Para efetuar o cadastro, o cliente deve apresentar os documentos pessoais, o NIS (Número de Inscrição Social) e uma fatura conta de energia. O valor do desconto depende da faixa de consumo dos clientes. Para quem consome até 30 kWh/mês, a conta de energia pode baixar até 65%. Para o consumo de 31 a 100 kWh/mês, a redução chega a 40%. Na faixa de consumo de 101 a 220 kWh/mês, o desconto é de 10%. Já o consumo superior a 220 kWh não incidirá desconto.

O Caminhão Nossa Energia faz parte do Programa de Eficiência Energética – PEE da Energisa, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), voltado para atender à população de baixa renda.

Veja também

Temporal alaga avenida e arrasta carro em Água Clara

admin

Polícia Civil de Água Clara e Ribas do Rio Pardo resulta na prisão de chefe de tráfico

admin

Traficante é preso em flagrante pela Polícia Militar em Água Clara

admin

Em Água Clara, Galpão de tratamento de resíduos explode e mobiliza bombeiros de Três Lagoas

admin

Pai de campeão brasileiro de LoL morre em acidente na Br 262 próximo de Água Clara

admin

Nove vereadores terão que devolver R$ 234 mil recebidos indevidamente em diárias

admin